“Deve haver mais coisas relacionadas à inteligência do que respostas curtas para perguntas curtas – respostas que prever o sucesso acadêmico e, ainda, na falta de uma melhor maneira de pensar sobre a inteligência, e de melhores maneiras de acessar os recursos de um indivíduo …” Howard Gardner.
Howard Gardner é o autor do livro Frames Of Mind. Ele escreveu em seu livro a teoria das diferenças entre as inteligências. O trabalho de Gardner é focado no potencial intelectual humano. A universidade de Harvard, nos EUA tem nos últimos anos se envolvido em atividades de investigação que exploram a natureza e a realização do potencial humano. O livro de Gardner, Frames of Mind, é o primeiro de uma série que foram emitidas sob a autoridade do projeto de Harvard.
Howard Gardner considera que o teste de QI (quociente de inteligência), é uma forma inadequada de medir a inteligência do indivíduo, ele afirma que o movimento QI é cegamente empírico e com base apenas em testes com poderes de previsão. O teste de QI é muito mais baseada no que o indivíduo aprende e não nas suas competências ou como ele lida com problemas. Não só Gardner considera que o teste de QI é menos adequado, Jean Piaget, um psicólogo suíço, que começou sua carreira em 1920, também. Piaget desenvolveu uma visão diferente e muita poderosa sobre a cognição humana, onde o intelecto humano é dividido em etapas de acordo com sua idade. A partir de Piaget uma nova forma de estudo começou acontecer entre estudantes de psicologia, é a ciência cognitiva.
Gardner diz que há alguns tipos de inteligência relativamente independentes umas das outras e podem ser formadas e combinadas em uma multiplicidade de maneiras adaptativas por indivíduos e culturas. Gardner sugere uma série de diferentes forças intelectuais. Para Gardner, a competência intelectual humana deve implicar um conjunto de competências de resolução de problemas – capacitando o indivíduo para resolver problemas ou dificuldades genuínas que ele ou ela encontra e, quando apropriado, para criar um produto eficaz. Gardner afirma que a inteligência é dividida em sete modelos e avalia que, um indivíduo pode melhor desenvolver um modelo específico de inteligência devido à influência cultural. Os sete modelos de inteligência são:
- Inteligencia lingüística
- Inteligencia musical
- Inteligência lógico-matemática
- Inteligência espacial
- Inteligência corporal-cinestésica
- Inteligência interpessoal
- Inteligência intrapessoal
A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário