O festival FMM de Sines, que entra na 14.ª edição, está marcado de 19 a 21 e de 26 a 28 de Julho, coincidindo com dois fins-de-semana de concertos, grande parte deles no castelo da cidade
O trompetista sul-africano Hugh Masekela, o regresso da cantora maliana Oumou Sangaré, que actuou em 2001, uma das mais importantes cantautoras de África, e o músico que deu novos horizontes ao banjo, Bela Fleck, premiado músico (com 14 Grammy) que escolheu o banjo como instrumento de aproximação cultural entre Estados Unidos e África. Nascido em Nova Iorque, “já aventurou o banjo em composições que vão do bluegrass à pop instrumental, ao jazz e à música clássica”, são as primeiras confirmações da edição de 2012 do maior evento português de “world music”.
Empresária e embaixadora da ONU para a Agricultura e Alimentação, Sangaré é também uma das grandes vozes activas no Mali pelos direitos das mulheres e contra a excisão feminina.
Em Sines, Sangaré terá a seu lado Béla Fleck, o premiado músico (com 14 Grammy) que escolheu o banjo como instrumento de aproximação cultural entre Estados Unidos e África. Nascido em Nova Iorque, “já aventurou o banjo em composições que vão do bluegrass à pop instrumental, ao jazz e à música clássica”, refere a organização do FMM.
A parceria entre os dois surgiu em 2005, quando Béla Fleck decidiu viajar para África e trabalhar, costa a costa, com músicos locais em torno do banjo, tendo resultado na edição de um documentário e em vários álbuns.
Hugh Masekela, soma mais de 50 anos de carreira. “Na sua música cruzam-se, entre outras, as tradições africanas e afro-americanas, sendo especialmente marcantes no seu som o jazz bebop, o afrobeat e o funk”.
“Bring him back home”, um dos êxitos, ficou associado a Nelson Mandela, quando este foi libertado da prisão depois do Apartheid. Considerado pela revista Songlines um dos melhores festivais internacionais de 2011, o FMM de Sines teve nesse ano nomes como Congrotronics vs Rockers, Blitz the Ambassador, Cheik Lô, Mário Lúcio e Sly & Robbie.
O primeiro conjunto de confirmações da 14.ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo é composto por três dos melhores representantes da música mundial com raízes na tradição.
Não havia melhores escolhas.
Que três grandes artistas, gostava de marcar presença. Muito Bom.
A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário