O site de streaming Grooveshark encerrou suas actividades na Alemanha. Muito usado na Europa — ele concorre directamente com o Spotify –, o Grooveshark viu sua popularidade crescer ao mesmo tempo em que as gravadoras ficavam incomodadas.
O Grooveshark alega que saiu da Alemanha por não conseguir arcar com os custos.
Mas pode estar na verdade enfrentando mais problemas relacionados a direitos autorais. Pressionado pela GEMA, organização que representa a entidade de direitos autorais na Alemanha, o Grooveshark teria optado por suspender suas actividades na Alemanha — os custos para operar lá ficariam altos demais.
A organização já conseguiu vitórias sobre o Google — a empresa foi obrigada a pagar uma comissão por vídeos exibidos no YouTube.
Não é a primeira vez que o Grooveshark enfrenta problemas sobre direitos autorais. A Universal Music Group processou o serviço de streaming, acusado de transmitir músicas ilegamente. O grupo pede US$ 150 mil de indenização para cada infração.
Se condenado, o Grooveshark poderá ser obrigado a fechar. A multa inviabilizaria o funcionamento do site –no total, eles teriam de pagar US$ 15 bilhões.
Sem comentários:
Enviar um comentário