Considerado o maior pintor britânico vivo pelo jornal The Times, o artista David Hockney entrou, aos 74 anos, no restrito grupo de membros da Ordem de Mérito do Reino Unido. Criada em 1902 pelo rei Eduardo VII para distinguir personalidades da arte, literatura e ciência, a distinção está limitada a 24 membros. Dela fazem parte a antiga primeira-ministra britânica Margaret Tatcher, o arquitecto Norman Foster e o co-inventor da WWW, Tim Berner-Lee.
Hockney vai ocupar o lugar deixado vago pelo pintor Lucian Freud, falecido em Julho. Avesso a honrarias, Hockney contou num programa da BBC que recusou uma encomenda para pintar o retrato da rainha, por estar "demasiado ocupado". O artista começou recentemente a desenhar no iPad. Alguns desses trabalhos, e outros mais antigos, estão na exposição da Royal Academy of Arts até 9 de Abril.
Numa sondagem a mil pintores e escultores feita pela The Other Art Fair, em 2011, David Hockney, foi escolhido como o artista britânico mais inspirador de sempre.Estranho hein, não aparecer na lista, Damien, Tracey ou Mat, mas isso não significa que não gostamos das suas artes.
Rainha nomeou-o para a Ordem de Mérito.
David Hockney O.M., C.H., R.A.
1 Janeiro 2012
1. David Hockney
2. J.M.W. Turner
3. Grayson Perry
4. Francis Bacon
5. Jack Vettriano
6. Lucian Freud
7. Thomas Gainsborough
8. Sir Peter Blake
9. Banksy
10. Stanley Spencer
http://www.royal.gov.uk/LatestNewsandDiary/Pressreleases/2012/AppointmentstotheOrderofMerit1January2012.aspx
Sem comentários:
Enviar um comentário