27/12/2011

Guided by Voices


Formada em Dayton, Ohio, começaram a sua carreira como uma banda de bar trabalhando na cena local.

Guided by Voices são uma banda de indie rock formada em Dayton, Ohio, Estados Unidos, no início de 1980. A formação da banda mudou constantemente ao longo da sua história, com seu único membro constante de ser cantor / compositor Robert Pollard.

A formação atual da banda é idêntico á de 1993-1996: Robert Pollard (vocais, guitarra), Tobin Sprout (guitarra), Mitch Mitchell (guitarra), Greg Demos (baixo) e Kevin Fennell (bateria).

Observado no início da sua estética lo-fi e tipicamente lo-fi, a musica dos Guided by Voices "revelou influências de post-British Invasion garage rock, psychedelic rock, progressive rock, punk rock e de post-punk. A banda também recebeu muita atenção pela sua prolífica produção, com um fluxo aparentemente interminável de lançamentos. A maioria das músicas estão no intervalo de dois minutos, mas muitos ainda são mais curtos, e muitas vezes eles acabam abruptamente ou se entrelaçam com efeitos de um som estranho e caseiro.

Com o lançamento do ultra-limitado álbum Hélice em 1992 (dos quais apenas 500 cópias foram prensadas, cada um com uma capa, feita à mão), Guided by Voices, pela primeira vez ganhou algum reconhecimento fora de sua cidade natal. Isso se deveu em parte a ganhar aos fãs do circuito de rock universitário e bandas como Sonic Youth, REM e The Breeders.

Durante o próximo ano, a banda começou a receber exposição nos média nacionais a partir de fontes como a revista Spin.

Em 1994, depois do abate de novas canções novas e resmas de gravações de arquivo da história do GBV, Pollard,lança o marco indie Bee Thousand via Scat records, com um acordo de distribuição através da indie Matador.

A verdadeira estréia na Matador veio em 1995 com outro grande trabalho Alien Lanes, que, apesar de um subsídio de gravação de cinco dígitos, foi construída num estudio caseiro barato.A banda continuou a crescer, nas fontes tradicionais provenientes da MTV e Rolling Stone.

Em 1995, a banda contribuiu com a música "Sensational Gravity Boy" para a campanha AIDS, no álbum Red Hot + Bothered produzido pela Red Hot Organization.

Pollard criou uma nova encarnação dos Guided by Voices, com os glamour rockers de Cleveland, Cobra Verde em 1997. O álbum seguinte Mag Earwhig!, combinou um novo swagger hard-rock clássico com fragmentos lo-fi, a faixa, "Jane of the Waking Universe" contou com a formação clássica da última vez. No entanto, após mais um ano de turnê rigorosa,"Guided by Verde" terminam no final de 1997 após o anúncio de Pollard numa entrevista que tinha a intenção de trabalhar com outros músicos na próximo projecto Guided by Voices.

Através de grandes turnés ao longo de 1999 e 2000, as actuações dos Guided by Voices ao vivo tornam-se lendárias,shows muitas vezes estenden-se além da marca de três horas, e povoada por um fluxo interminável de canções novas, clássicos, e faixas a solo de Pollard, covers improvisadas dos The Who, David Bowie e The Rolling Stones, tudo acompanhado pelo consumo continuo de álcool. Além de oscilações múltiplas através dos Estados Unidos e Europa, 2000 viu a visita pela primeira vez e única da banda na Austrália e Japão.

2000 foi lançado a enorme, Suitcase, 4-discos, 100- canções, através de três décadas de material inédito e enorme reserva de Pollard. (Mais dois conjuntos de caixas com canções inéditas, Suitcase, 2 e 3, foram editadas em Outubro de 2005 e Novembro de 2009, respectivamente.)

Depois de sair da TVT, em 2002, Guided by Voices voltam à Matador e lançam Universal Truths and Cycles.Em 2003 realizam Earthquake Glue, num estilo prog, seguido da antologia box set Hardcore UFOs: Revelations, Epiphanies and Fast Food in the Western Hemisphere, e a compilação de greatest hits, Best of Guided by Voices: Human Amusements at Hourly Rates.

Em 2004, Pollard anunciou a dissolução Guided by Voices após o lançamento do LP,Half-Smiles of the Decomposed, e uma turné de despedida final.

Em 09 de Novembro de 2004 Guided by Voices tocam no palco do Austin City Limits, transmitido pela PBS a 22 de Janeiro de 2005. A sua aparição na televisão foi passada no Late Night com Conan O'Brien a 2 de Dezembro de 2004. Eles tocaram o single,"Everybody Thinks I'm a Raincloud (When I'm Not Looking)".

Depois de uma rodada selecção de shows finais nos EUA, Guided by Voices fazem o seu último show no The Metro em Chicago a 31 de Dezembro de 2004. As quatro horas, e a maratona final das 63-canções, está documentado no DVD The Electrifying Conclusion.

A banda tocou a "última vez" no North Carolina's Hopscotch Music Festival em Setembro de 2011, no entanto no final do mês a banda anunciou que vai lançar um novo álbum, Let's Go Eat the Factory, em Janeiro de 2012.

Guided by Voices Doughnut For A Snowman 7" (EP)6/12/2011
1. Doughnut For A Snowman
Side B
1. So High
2. Without Necks
3. Fish On My Leg
4. One, Two, Three, Four

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails