17/11/2011

R. I. P. JACKIE LEVEN

Será que em Portugal ninguem conhece Jackie Leven.... eu não encontrei nenhuma publicação, site, blog, que revela-se a triste noticia.

Jackie Leven era grande, talentoso compositor, prolífico cantor, escritor, e guitarrista, com uma carreira longa que se estende por 40 anos, mas descontroladamente variada e, muitas vezes turbulenta, nunca alcançou o nível de sucesso que merecia, morreu com a idade de 61 anos após uma batalha contra o cancro.

De enorme simpatia, a sua sagacidade mordaz e uma peculiar visão do mundo, Jackie estava imbuído de uma criatividade inquieta, sempre em busca de novas configurações para as suas melódicas incursões líricas, cheio de humor e graça.

Nos últimos 17 anos, Leven trabalhou como artista solo, apartir do seu trabalho recente na etiqueta Cooking Vinyl-lançaram 26 dos seus álbuns, o excêntrico escocês cantor de Kirkcaldy in Fife, na veia de um Roy Harper, teve uma longa carreira. Também foi membro fundador da banda punk, new wave, Doll By Doll -uma mistura de Van Morrison e um psicopata, continuou a trabalhar como artista a solo após a separação da banda em 1983.

Entre os seus muitos lançamentos, destaque para o álbum em conjunto com o escritor de crime, Ian Rankin.

Ian Rankin postou no Twitter: ".. Jackie Leven RIP homem delicado, poético e compositor, guitarrista habilidoso, contador de histórias, foi uma honra te chamar de amigo."

A Cooking Vinyl, também postou: "Nosso amigo de longa data o artista Jackie Leven perdeu a sua batalha contra o cancro. Nós vamos sentir falta dele ternamente.."

O seu amigo Joe Shaw, guitarrista dos Doll By Doll, lembra-se de o conhecer num clube popular em Bridport, Dorset, e descobrir que o seu interesse comum "não era canções folk sobre jovens donzelas, mas Hendrix e Van Morrison". Começaram a ensaiar com colchões em torno das paredes para abafar o som, mas ainda assim irritavam os vizinhos.

A banda gravou quatro álbuns entre 1979 e 1982, incluindo Gypsy Blood, que mais tarde seria aclamado como um clássico do rock esquecido. Num show memorável no Londres Avenue, foram apoiados pelos jovens U2.

Um viciado de droga reformado, Leven e a sua esposa criaram uma instituição de caridade, a Core Trust, para o tratamento da dependência da heroína.

Em 1984, a carreira musical Leven foi brutalmente interrompida quando ele foi assaltado enquanto caminhava para casa à noite no norte de Londres. Costelas quebradas, e a laringe "quase destruída". Com a sua carreira aparentemente destruída, virou-se para a heroína, e disse mais tarde: "Eu estava gastando £ 150 por dia, e descobri que não tinha dinheiro."

Derrotou o hábito da heroína usando acupunctura e reflexologia, e com Carol Wolf funda a Core Trust, para ajudar viciados usando a medicina alternativa. Ele e Wolf recrutam pessoas livres de tratamentos e oferecem outros conselheiros, foi ajudado por Pete Townshend e o presidente da cidade de Westminster.

" Quando o conheci em 1988, ele parecia muito mais aguçado para discutir Core Trust e Concrete Bulletproof Invisible, do que a banda de vida curta que ele tinha então começado com Joe Shaw e o ex. Sex Pistol, Glen Matlock ", refere o guitarrista Joe Shaw.

Nascido em Kirkcaldy, Fife, de ascendência cigana, começou a cantar o seu próprio, blues baseado em canções folk em clubes locais, mas disse que foi forçado a deixar a área porque ele foi apanhado por uma gang local. Casou aos 16 anos, mas começou a viajar, às vezes trabalhando como operário, apesar de realizar espectáculos, mas agora ostentando cabelos laranja e usando o nome de John St Field.

Desde seu surgimento como líder dos Doll by Doll na década de setenta, através de bem documentados problemas de dependência, Leven venceu com força de vontade, culminando com um ressurgimento a solo.

Desde 1980 até agora, Jackie acumulou um volume incrível de trabalho - compositor de mais de 400 canções, no seu notável album de 1994, Mystery of Love, indiscutivelmente traz a sua maior canção Call Mother, e Lonely Field, incluí contribuições do poeta Robert Bly e do músico Mike Scott (a Q magazine elegeu-o '100 Best Albums of All Time'.

Em outros álbuns, ele foi apoiado por ex-membros dos Doll By Doll, pelo seu parceiro Deborah Greenwood, e por David Thomas dos Pere Ubu. Depois de descobrir que tinha sido mencionado num dos romances de Ian Rankin, oInspector Rebus, ele contactou Rankin, e o resultado foi um show no palco e o album de 2005, Jackie Leven Said (uma paródia de uma música de Van Morrison), num jogo entre uma história de Rankin e a musica de Leven.

Leven foi ele próprio um grande contador de histórias. De acordo com Goldschmidt, Lament o muito divulgado uísque da marca Leven foi "uma farsa completa - novos rótulos em velhas garrafas", e por isso foi uma reivindicação de Leven, escreveu uma música com Bob Dylan num comboio para Moscovo.

Jackie Leven, 18 Junho 1950 - 14 Novembro 2011.

God bless

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails