Old Jerusalem é o nome de uma canção dos Palace Brothers.
Francisco Silva, economista de profissão, no dia-a-dia cantautor português que assina como Old Jerusalem, depois participar no Festival Jameson Urban Routes, e ter passado por editoras independentes portuguesas, como a Bor Land até à Rastilho, escolheu o selo da bracarense PAD, para este ultimo trabalho. O vídeo do single “The Go-Between” está bem conseguido, e foi realizado por André Tentúgal e colaboração com Manel Cruz.
Old Jerusalem é o projecto musical de Francisco Silva. Tudo começou em 2001 com os Alla Polacca através de uma demo chamada Old & Ala.
O músico colaborou com os The Unplayable Sofa Guitar, Green Machine, The Neon Road enquanto intérprete. Como autor trabalhou com o contrabaixista jazz Carlos Bica, com o pianista jazz Bernando Sassetti, com o colectivo folk Mandrágora e ainda com o projecto de música electrónica Kubik.
Dez anos a escrever canções, edições numa cadência bianual, April (2003) e Twice the Humbling Sun (2005),The Temple Bell (2007), Two Birds Blessing (2009),
o seu quinto disco homónimo, foi lançado no mês passado.
Francisco Silva e o seu cúmplice Paulo Miranda nesta jornada a solo acoustic country folk, de influências assumidas Simon & Garfunkel ou Bill Callahan, entre outros melancólicos americanos Bonnie Prince Billy/ Will Oldham,Damien Jurado, Mountain Goats, musicalmente a génese de Old Jerusalem está muito ligada à génese dos Alla Polacca e ambos à Bor Land. A ligação ainda prevalece, um dos músicos dos Alla Polacca faz ainda hoje parte de Old Jerusalem.
Não é fácil encontrar em Portugal um projecto que chegue tão consistentemente ao seu 5º álbum e sempre com um nível alto–ainda que pouco reconhecido no mainstream.
Sem comentários:
Enviar um comentário