22/07/2011

LIVROS SOBRE DROGAS

O género de ficção de drogas, tanto quanto ou talvez mais do que qualquer outro género, é conhecido pela sua escrita e narração de histórias terrivelmente banais. Talvez o problema é que muito do que é, pelo menos, vagamente baseado na vida dos próprios autores e que leva um escritor extremamente talentoso para manter a perspectiva ao escrever sobre experiências pessoais. No entanto, por causa da quantidade de lixo que desarrumam o género, os melhores trabalhos realmente se destacam, e para leitores de ficção sobre drogas, estão uns dos melhores romances.


Irvine Welsh - Trainspotting
1993

Hunter S. Thompson - Fear and Loathing in Las Vegas
1971

Jim Carroll - The Basketball Diaries
1978

William S. Burroughs - Junky
1953
O romance semi-autobiografico, Junky - às vezes escrito Junkie - foi o primeiro romance publicado do notável escritor avant-garde e artista William S. Burroughs. Escrito por insistência do companheiro da Beat Generation, o escritor Allen Ginsberg, que trabalhou duro para encontrar uma editora para publicar o livro, Junky é um testemunho ocular único e detalhando do submundo de Nova York, bem como os esforços do narrador para desatar as amarras da dependência que o levou a uma prisão federal em Kentucky, Mexico City. É um confessionário dolorosamente honesto, citado frequentemente como um retrato importante do vício da heroína na década de 1950.

Nelson Algren - The Man with the Golden Arm
1949

William S. Burroughs - Naked Lunch
1959
Amplamente considerado como a sua obra seminal, é visto por muitos como um dos maiores romances já escritos. Uma série relacionada com as "rotinas", Naked Lunch conta a história de um viciado em drogas com o nome de William Lee enquanto viaja de uma designação bizarra para outra, revivendo experiências extraídas da própria vida de Burroughs. Dos EUA para o México, e para Tânger, Lee está fugindo da lei e à procura da sua próxima dose neste romance bem escrito e politicamente contundente.
A batalha judicial sobre a proibição do livro na biblioteca de Boston foi a última e significativa batalha judicial da censura. Em 1991, David Cronenberg realizou uma adaptação cinematográfica de Naked Lunch que foi desenhada tanto do livro com da vida de Burroughs.


Bret Easton Ellis - Less than Zero
1985
O romance de estréia do autor mais conhecido do clássico americano, American Psycho, é uma história dura, mas fascinante sobre a vida de três crianças obscenamente privilegiadas de Los Angeles no início de 1980 e o seu triste reencontro quando o personagem principal volta para casa da faculdade nas férias de Natal, e descobre que o seu melhor amigo entrou numa espiral e numa névoa desesperada de drogas e prostituição.
Este conto surpreendente de falência moral em excesso foi lançado enquanto Ellis- ainda estava na faculdade. Embora o livro tenha sido adaptado num filme popular, estrelado por Andrew McCarthy, com Robert Downey Jr. como o viciado, Ellis ficou chateado pela remoção de muitas das cenas mais repugnantes do livro.

Hubert Selby, Jr. - Requiem for a Dream
1978

Tony O'Neill - Digging the Vein
2006

Donald Goines - Dopefiend
1971

Philip K. Dick - A Scanner Darkly
1977

Aleister Crowley - Diary of a Drug Fiend
1922

Jay McInerney - Bright Lights, Big City
1984
A estréia de Jay McInerney é considerado um dos melhores relatos ficcionais, um épico sobre o abuso da cocaína que ocorreu entre os jovens e ricos no início de 1980.
O romance foi adaptado em 1988 um filme estrelado por Michael J. Fox, que apesar das boas críticas - não aconteceu na bilheteira.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails