Ao fongo de um século, a NÍVEA cresceu e evoluiu de um produto único, o creme para a pele na latinha azul, para uma grande família de marcas. Aqui estão alguns dos principais marcos de seu desenvolvimento:
1911 - Nasce o Creme NÍVEA - O farmacêutico e empreendedor Dr. Oscar Troplowitz e o dermatologista Professor Dr. Paul Gerson Unna criaram um novo produto: o primeiro creme estável de pele baseado em uma emulsão óleo em água. Seu projecto foi um sucesso graças a uma invenção do químico Dr. Isaac Lifschútz. Originalmente, ele desenvolveu o seu emulsificador Eucerit para aplicações médicas. Entretanto, Troplowitz reconheceu o seu potencial e usou o Eucerit como a base para um inovador creme cosmético para a pele chamado NÍVEA, que se tornou a "mãe de todos os cremes": nascia o primeiro hidratante do mundo. Inicialmente, o creme NÍVEA era vendido numa latinha amarela com decorações verdes no estilo art nouveau.
1912 - Aumenta o portfólio de produtos - Nessa época, talco, sabonete e produtos para cabelo tinham sido introduzidos juntamente com o Creme NÍVEA branco. Os pósteres de propaganda da NÍVEA com designs sofisticados mostravam uma pele bonita saudável e com frescor jovial - o creme perfeito para a pele de mulheres elegantes.
1922 - A NÍVEA é descoberta pelos homens - Nos anos vinte, estava na moda homens usarem bigode. A NÍVEA desenvolveu o tratamento ideal para a pele dos homens antes e após o barbear e introduziu o seu primeiro produto pensado para as necessidades do consumidor masculino - o sabonete de barbear.
1925 - Estreia a latinha azul e branca da NÍVEA - As mudanças sociais que ocorreram após a Primeira Guerra Mundial alteraram a mentalidade da população. Actividades de desporto e lazer tornaram-se mais populares e acabaram modificando o conceito de beleza. O visual "pálido e interessante" considerado ideal foi substituído por um desejo de parecer atlético e ostentar um leve bronzeado. Juan Gregorio Clausen, Chefe de Propaganda da Beiersdorf, reconheceu que a NÍVEA tinha que se adaptar aos tempos e desenvolveu um conceito de design e propaganda completamente novo. Ele usou as cores azul e branca - cores que representavam responsabilidade, confiança e pureza – para traduzir os principais valores da marca em um novo design atemporal. O novo logotipo chamava atenção e capturava o espírito da escola de design de Bauhaus Dessau.
1929 a 1934 - Novos canais de venda e expansão - Até essa época, os produtos da NÍVEA só tinham sido vendidos em drogarias e lojas de rua. Agora eles também podiam ser encontrados nas prateleiras dos salões de cabeleireiros.
1936 - A NÍVEA promove a proteção contra o sol - As mulheres deixaram seus espartilhos, e o novo ideal agora se concentrava em corpos atléticos com bronzeado saudável.
1958 - Spray NÍVEA Sun conquista as praias - A Segunda Guerra Mundial tinha acabado e o ressurgimento do dinamismo, optimismo e animação prevalecia em toda parte.
1963 - O novo conceito de emulsão para o NÍVEA Milk revoluciona os cosméticos - As mulheres estavam ganhando confiança e assumindo papéis de mais destaque na família e no trabalho. Mary Quant causou sensação com sua minissaia. Ela logo conquistou uma ampla base de fãs de mulheres que a admiravam e que a seguiram, expondo suas próprias pernas também.
1975 - A NÍVEA abre o caminho para os factores padrão de proteção contra o sol - O fotógrafo Helmut Newton injectou sex appeal na fotografia do mundo da moda. Os biquinis ficaram menores e as adoradoras mais ousadas do sol faziam topless na praia.
1980 - Bálsamo Pós-Barba da NÍVEA que refresca e hidrata - Uma boa aparência se tornou cada vez mais importante tanto para mulheres quanto para homens.
1994 - NÍVEA Soft - a "irmã mais nova" - As mulheres jovens em 1994 queriam parecer leves e naturais. Foi o momento perfeito para lançar um novo produto desenvolvido na base de pesquisa da Beiersdorf: uma versão mais leve e jovem do tradicional e bem-sucedido.
1998 - Q10 revoluciona o NÍVEA Visage - A Beiersdorf usou seu conhecimento para desenvolver um creme contendo um ingrediente activo que também era encontrado na pele humana: NÍVEA Visage com Q10 se tornou o creme anti-rugas mais vendido de todos os tempos.
2005 - NÍVEA torna banho de sol seguro com o equilíbrio de proteção UVB e UVA - Os protetores solares da NÍVEA apresentavam filtros UVA e UVB optimizados muito antes da introdução dos regulamentos obrigatórios.
2010 - NÍVEA desenvolve conceito de hidratação inteligente - Estamos vivendo em uma época de ritmo acelerado na qual as pessoas fazem ligações, verificam e-mail e twitter - tudo ao mesmo tempo se puderem. Tempo é um artigo de luxo. Para optimizar a hidratação no dia-a-dla, a NÍVEA lançou a tecnologia HYDRA QI.
2011 - Olhando para o futuro - O Creme NÍVEA, que celebra seu 100° aniversário esse ano, é comprador agora quase 150 milhões de vezes por ano. Ele é a "mãe" de uma grande família com cerca de 500 produtos. E a história de sucesso que começou em 1911 com a latinha azul continua.
Sem comentários:
Enviar um comentário