Nada se cria, tudo se reinventa. Desde o glam-rock dos Roxy Music, no início da década de 70, Eno esteve envolvido em quase tudo: desde o desenvolvimento de técnicas inovadoras de gravação até a criação de softwares que geram música automaticamente, passando pela composição da música tema do Windows 95 (?!) até a produção de Viva La Vida, dos Coldplay (deslize grave, mas é facilmente perdoado em vista da sua história musical).
Considerado o pai da ambient music, o seu trabalho influenciou a geração IDM de 1990- Aphex Twin, Squarepusher e Boards of Canada, etc... A onda post-rock do início dos 00s, encabeçada por Sigur Rós, Mogwai, Godspeed You Black Emperor e A Silver Mt Zion, também se inspirou na discografia de Eno.
Produziu My Life in the Bush of Ghosts (1981) com David Byrne, Remain in Light (1980) dos Talking Heads; sete albums dos U2,incluindo The Joshua Tree (1987); trabalhou com os James, Laurie Anderson, Depeche Mode, Paul Simon, Grace Jones, Slowdive, Jon Hassell, Robert Fripp, David Bowie na influente 'Berlin Trilogy' Low, "Heroes" e Lodger, John Cale, Robert Wyatt no disco Shleep, no duo Alemão Cluster, com os compositores Harold Budd, Philip Glass e Roberto Carnevalee, mais uma data de outras bandas e artistas.
Quase um ano depois de ter editado, Small Craft on a Milk Sea, Brian Peter George St. John le Baptiste de la Salle Eno, Brian Eno, ou simplesmente Eno, continua a produzir e está prestes a lançar o TRIGÉSIMO disco a solo da sua carreira. O disco terá o titulo Drums Between Bells, numa colaboração com o poeta Rick Holland, e será o segundo lançado pela Warp.
O disco está disponível em pré-venda pela loja virtual de Eno e será lançado no dia 5 de Julho, 2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário