25/05/2011

BATTLES

Battles – Gloss Drop, Warp Records, 2011, é o mais novo álbum instrumental do grupo, actualmente formado pelo baterista John Stanier (Helmet e Tomahawk),o guitarrista/teclista Ian Williams (Don Caballero e Storm & Stress) e pelo guitarrista David Konopka (Lynx).

Manter o nível de Mirrored, o álbum de estréia, lançado em 2007, era uma tarefa mais árdua após a saída de Tyondai Braxton - seguiu a sua carreira solo.

À primeira vista, a "cutre artwork" da capa do novo álbum dos Battles (Warp Records, a palavra de ordem da arte electrónica de hoje) não augura nada de bom. E o primeiro contacto não ajuda. Os progressos até agora realizados discretamente de Tyonday Braxton, o responsável pela fundação da banda, guitarra, teclados, vocais e, líder nos primeiras dois trabalhos dos nova-iorquinos (o EP 'C / B 'e o aclamado "Mirrored", 2007) é notável.

Referidos por muitos como um dos melhores projectos dos últimos tempos.
Também é notável o baterista John Stanier, desta vez muito mais perto da pista de dança.

A ausência de Tyondai nos vocais acabou abrindo espaço para algumas participações. ‘My Machines’, com a surpreendente colaboração de Gary Numan, 'Ice Cream', com o apoio de Matias Aguayo. Onde havia absurdos vocoders, e montanhas-russas rítmicas, agora temos devaneios tropicais. Uma breve inserção tropicalista em ‘Dominican Fade’ e `Sweetie & Shag´onde a voz da japonesa Kazu Makino (vocalista dos Blonde Redhead) mantém a esperança na segunda parte do álbum.

Finalmente, o disco é diluído em três partes, mas menos atraente, mesmo trazendo o sempre aconselhável Yamantaka Eye (Boredoms).

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails