21/04/2011

THIS HEAT

Em meados da década de 1970, Gareth Williams,Charles Hayward, Charles Bullen fundaram um grupo que o previu o punk, mas cujo experimentalismo levou longe o sucesso mainstream. No entanto, atrairam dedicados e fervorosos admiradores.

O trio desviava-se da técnica em favor do acidente, e realizaram o seu primeiro concerto dias depois da sua formação em Fevereiro de 1976. Nos primeiros dias dominavam as improvisações mas aos poucos equilibravam entre o abstracto e o formal; tumultuosos sons de transe - até danceable, noise e silêncio. Em 1977, a banda incluiu no John Peel's Radio 1 show. Os This Heat trouxeram a sua mistura de sons reproduzidos extremamente alto, geralmente sombrios, com atitude proto-punk.

Williams nasceu em Cardiff e educado na escola Greenshaw em Sutton, Surrey. Em meados dos anos 70, ele estava trabalhando numa loja de discos de Londres. Um colecionador de discos fanático, atraiu a atenção do baterista Charles Hayward e do guitarrista Charles Bullen - que o levaram para os This Heat. Para eles, Williams era uma revelação, um performer, maníaco intuitivo no baixo e teclados.

Charles Hayward baterista Inglês um dos membros fundadores do grupo de rock experimental This Heat, tocou com Mal Dean’s Amazing Band, Radar Favourites, Dolphin Logic, gravou com o velho amigo de escola Phil Manzanera “Pooh and the Ostrich Feather”, no projecto Quiet Sun, bem como um curto período com os Gong. Certa ocasião, também tocou bateria com a banda anarquista punk Crass.

Em 1976, Hayward, o companheiro nos Radar Favourites e Dolphin Logic, Charles Bullen e o baixista Gareth Williams, começam a experimentar com loops de fita, teclados e sons encontrados em várias sessões (gravam entre 1976-1978, mas não foi publicado até 1979) sob o nome de This Heat.

Finalmente, em 1979, os This Heat lançam o seu auto-intitulado álbum de estréia. O maxi-single Health And Efficiency saiu em 1980. Deceit, em 1981 fica marcado como o último álbum. Williams deixa o grupo apenas após o seu lançamento, enquanto Bullen começa a trabalhar como engenheiro de estúdio, Hayward faz sessões com Lora Logic, The Raincoats, Everything But the Girl, antes de formar os Camberwell Now, com o baixista Trefor Goronwy e o manipulador de fita Stephen Rickard.

O trio lançou vários álbuns pela editora Suiça, Recommended. Quando Camberwell Now se dissolveu em 1987, Hayward embarcou numa carreira solo, que tem continuado, até aos dias actuais. Estreou-se com Survive the Gesture (1987), Skew-whiff (1989) Switch on War (1991) e My Secret Alphabet (com Nick Doyne-Ditmas)em 1993.

Em 1998, juntou-se aos Massacre com Fred Frith e Bill Laswell. Entre Maio e Outubro de 2001, Hayward tocou bateria na banda de Ted Milton, Blurt.

Durante uns anos Williams em Kerala, sul da Índia, estudou kathakali dance-drama, e posteriormente, co-autor da primeira Rough Guide to India, leitura de religião indiana e música na London School da Universidade de Estudos Orientais e Africanas.

Em 1985, Williams, com a amiga, Mariy Currie, forma Flaming Tunes - canções melancólicas lançado num pacote colorido à mão. Em 1990 tocou brevemente com Hayward no grupo avant-rock Mind Da Gap, e destacados na série mensal de Hayward, Accidents & Emergencies at Deptford's Albany Empire. Williams também foi promotor e DJ, e ainda gravava obsessivamente em casa com o cantor Viv Corringham e Harrison Martin, engenheiro dos This Heat.

Os discos compactos reavivaram o interesse pelos This Heat e os álbuns foram relançados,juntamente com o arquivo, Made Available: John Peel Sessions and Repeat. Em Dezembro de 2002, timidamente ensaiaram novamente.

Gareth John Williams, nasceu a 23 de Abril de 1953 e faleceu a 24 de Dezembro de 2001.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails