30/01/2011

BANKSY + VIK MUNIZ

Os artistas plásticos Banksy e Vik Muniz são tema de dois dos cinco documentários que disputam o Oscar da categoria.

O artista plástico brasileiro Vik Muniz, já faz planos, que é levar o personagem do filme, o Tião, para Hollywood, para subir no palco e receber o prémio.
A longa metragem, que é uma co-produção entre Brasil e Reino Unido, mostra o trabalho de Muniz com catadores de lixo no Rio de Janeiro - há 800 mil catadores em todo o Brasil.

"Lixo extraordinário" acompanha um projecto social de Vik Muniz com os catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ) - considerado o maior aterro sanitario da América Latina e cenário de outro documentário premiado, "Estamira" (2004), de Marcos Prado.

"Essa indicação surge em um momento muito oportuno, porque o lixão de Gramacho vai fechar em 2012 e não se sabe o que vai acontecer com os catadores.

Vik Muniz é conhecido por produzir fotografias que reproduzem imagens artísticas usando materiais inusitados como açúcar, chocolate, lixo, diamantes, poeira e outros. O seu trabalho pôde ser visto recentemente na TV na abertura da novela "Passione".

A entrega do principal prémio do cinema americano será em 27 de Fevereiro no teatro Kodak, em Los Angeles. Os actores James Franco e Anne Hathaway serão os apresentadores.

Confira os trailers dos documentários indicados aos Oscares 2011.

"Exit Through the Gift Shop"

"Gasland" de Josh Fox

"Trabalho Interno" Charles Ferguson

"Restrepo" de Tim Hetherington e Sebastian Junger.

"Lixo Extraordinário"

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails