26/12/2010

STAN RIDGWAY

 Stan Ridgway esteve em Nova Iorque no 11 de Setembro de 2001, e o episódio tornou-se parte da sua própria mitologia pessoal.
Não foi ator nesse dia, mas estava na cidade para concertos e acabou por ficar preso no caos que se abalou aos ataques terroristas (responsáveis ​​por enormes perdas de vidas e sofrimento).

Stan Ridgway estava em Manhattan, hospedado num hotel, porque tinha concertos agendados em Nova Iorque nessa semana.
Na manhã de 11 de Setembro, ele estava no quarto, a preparar‑se para sair, quando viu o fumo das Torres Gémeas pela janela.

Ele falou o momento como:
"Parecia um filme impossível. Mas era real".

Todos os concertos foram cancelados de imediato.

Ridgway ficou retido na cidade, sem voos, sem possíveis deslocações.
Passou dias a passear pela cidade, observando o estranho silêncio, as ruas vazias, o cheiro a queimado

O álbum a solo de Stan Ridgway, Neon Mirage é afinal, um documento de um momento trágico que o compositor de LA quer salvar da vida este vale mortal.

Desde o seu primeiro álbum a solo de 2004, Snakebite, Ridgway mantém a mesma visão sarcástica e colorida que tem feito parte da sua marca desde o início da sua carreira, mas as perdas que ocorrem durante Neon Mirage estão a fazê-lo acrescentar um quociente extra de seriedade a toda a questão.

Não só o pai e o tio de Ridgway morreram durante as sessões do álbum, como também a violinista Amy Farris se suicidou a meio da gravação.

 Embora o humor negro característico de Ridgway - uma característica, diz que aprendeu com o pai - mantenha o álbum de se tornar muito rabugento, algumas das canções são meditações sobre as grandes questões, como o destino e a mortalidade. 

Rock de raízes reconhecidas do trovador Dave Alvin, que juntamente com Ridgway na cena de Los Angeles dos anos 80 como membro dos The Blasters, está disponível para o ajudar a realizar o sonho de Ridgway, como o teclista/colaborador de longa data Pietra Wexstun, e o ex-membro Tin Huey/Ralph Carney.


Neon Mirage (2010) é um dos discos mais belos, melancólicos e cinematográficos de Stan Ridgway — talvez o mais íntimo e contemplativo da sua carreira. É um álbum que soa a deserto, a cidade vazia, a memória, a perda, a miragens emocionais. Ridgway aqui está menos “storyteller noir” e mais poeta crepuscular. Married to Pietra Wexstun


2 comentários:

Luis Baptista disse...

Stan, adoro, assim como Wall of Voodoo, um projecto muito querido para mim nos 80.
Abraço.

Rui Carvalho disse...

Assino por baixo.. este mês ando ouvir a obra prima deles....
gostei muito de os ter descoberto e ainda hoje não os largo... e os Pylon!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails