01/11/2010

O FIM DO WALKMAN

Depois de 31 anos, a Sony declarou que não venderá mais o walkman para com cassete no Japão. Em pouco mais de três décadas, mais de 220 milhões de walkman Sony foram vendidos no mundo. Mesmo não sendo mais vendido no Japão, o aparelho ainda será comercializado no resto do mundo.

O primeiro modelo do Walkman chegou às lojas a 1 de Julho de 1979, no Japão. Tal como o iPod não foi o primeiro leitor de MP3, o Walkman também não foi pioneiro. Os leitores portáteis de cassetes existiam há anos.

O Walkman foi um produto verdadeiramente original.O primeiro leitor de música portátil contribuiu para a forma como hoje consumimos a música- aprofundou ainda mais a ligação entre os jovens e a música. O walkman, percursor do MP3 e do iPod, cabia num bolso, mesmo que grande, e permitia-nos andar de bicicleta, patins, e caminhar de auscultadores – uma revolução nos hábitos de escuta.

A Sony anunciou, a semana passada, que vai pôr fim à comercialização no Japão do conhecido leitor de cassetes. Mas os aparelhos vão continuar a ser vendidos em países menos desenvolvidos (e a marca Walkman continuará a ser usada nos leitores de MP3).

No entanto, o primeiro Walkman recebeu muitas críticas mesmo antes de ser lançado. As pessoas diziam que um tape player que não podia gravar, nunca iria pegar.

Sem se preocupar nos problemas técnicos a equipa que idealizou e criou, concentrou-se em formas de promover o conceito de música em movimento para garantir que o produto seria um sucesso. Primeiro, um grupo de jovens liderados por Toru Kohno da Divisão de Publicidade atormentava os seus cérebros para chegar a um nome adequado para o produto.

Depois de muito tempo e esforço, e à rejeição de muitas alternativas, o nome "Walkman", foi finalmente escolhido.Foram feitos planos para chamá-lo de "Soundabout" nos Estados Unidos, "Stowaway" (Clandestino), no Reino Unido e "Freestyle", na Suécia. Factores que influenciam a decisão incluiu a popularidade de Superman no momento e o fato do novo produto ser baseado no Pressman.

O nome Walkman foi fácil de entender e espalhou-se rapidamente, especialmente entre as pessoas de países onde o Inglês não era a língua nativa.

O nome "Walkman" contribuiu para a imagem divertida e dinâmica, do conceito.
Apesar dos protestos que o nome era uma estranha mistura de japonês e Inglês.

O nome "Walkman" tornou-se virtualmente sinónimo de "headphone stereo" e ainda apareceu nos dicionários respeitados no exterior, bem como no Japão. Em 1981, o walkman foi listado no Le Petit Larousse, um bem conhecido dicionário francês, e em 1986 o nome foi incluído no Dicionário de Inglês Oxford.

Ohsone, administrador da Sony, ordenou uma produção inicial de 30.000 unidades Walkman.Finalmente, em 22 de Junho de 1979, foi anunciado que o "walkman" seria vendido a 01 de Julho, apenas dez dias após a data inicialmente fixada e pouco antes do início das férias de verão.

Em Junho de 1989, 10 anos após o lançamento do primeiro modelo "Walkman" the TPS-L2, o número total de unidades fabricadas tinham ultrapassado os 50 milhões, e em 1992 este atingiu os 100 milhões de euros. Em 1995, a produção total de unidades chegou a 150 milhões Walkman. Incluindo um modelo especial do 15º aniversário, e mais de 300 diferentes modelos

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails