21/11/2010

CHARLES LlOYD

O Centro Cultural Vila Flor voltou a ser palco de mais uma edição do Guimarães Jazz. A 19.ª edição do Guimarães Jazz num formato que se foi consolidando arrancou no dia 11 de Novembro, com o concerto M.F. Production’s Celebration of Lionel Hampton, um momento de celebração da memória do vibrafonista Lionel Hampton, uma das grandes figuras da história do jazz.

No dia 12, foi a vez do saxofonista Kenny Garrett, um músico relevante no contexto do jazz que se distingue por uma sonoridade muito própria, um dos músicos que acompanhou com maior proximidade Miles Davis. No dia 13, reuniu três dos grandes saxofonistas vivos da cena jazzística mundial “Saxophone Summit”: Joe Lovano, Dave Liebman e Ravi Coltrane.

A segunda semana de concertos, reservou um ciclo de actuações igualmente imperdíveis: The Story, no dia 17; Charles Lloyd New Quartet, no dia 18- um músico que dispensa qualquer apresentação e cuja obra e percurso se afirma e distingue por si própria. Neste concerto fez-se acompanhar de uma formação que o acompanha há já algum tempo, destacando-se pela suprema qualidade dos seus intervenientes: Jason Moran (piano), Reuben Rogers (contrabaixo) e Eric Harland (bateria).

Gonzalo Rubalcaba Quintet, no dia 19; Big Band da ESMAE dirigida por The Story, no dia 20, às 18h00, e The New York Composers Orchestra, às 22h00.

Como não marquei presença, estou a ouvir o meu CD duplo Which Way Is East, desta figura lendária do jazz, o saxofonista americano Charles Lloyd, com o seu amigo e antigo colaborador de longa data, Billy Higgins.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails