Uma “Grande garrafa de Coca Cola” (Large Coca Cola) de Andy Warhol foi vendida por 35,3 milhões de dólares na terça feira à noite em Nova Iorque, claramente acima das expectativas.
A tela a preto e branco de Warhol faz parte de um conjunto de quatro pinturas sobre garrafas de refrigerantes que o artista criou. Obras que marcaram a arte do pós-guerra e contemporânea.
Ainda assim, a Coca-Cola de Warhol não bateu o recorde de 63,4 milhões de dólares(45,4 milhões de euros) pago pelo retrato que fez de Elizabeth Taylor, no quadro «Homens da sua vida».
A tela a preto e branco era uma das principais peças propostas pela Sotheby's num leilão de arte contemporânea, que sucedeu à venda de impressionistas na semana passada.
A obra estava estimada num valor entre os 20 e 25 milhões de dólares.
Uma tela de Mark Rothko, datada de 1955 e com um valor estimado entre os 20 e 30 milhões de dólares, foi vendida por 22,4 milhões de dólares, por um comprador “asiático”, indicaram os responsáveis da Sotheby's, que não revelaram a nacionalidade do novo proprietário.
Comentando o sucesso das obras de Andy Warhol, Tobias Meyer director do departamento de arte contemporânea da Sotheby's, declarou que “Andy (se) tornou num ícone do desejo mundial”.
Na semana passada, durante nas vendas um quadro de Amedeo Modigliani, “Nua sentada num divã”, foi vendido por 68,9 milhões de dólares, batendo um recorde mundial para o artista italiano.
Sem comentários:
Enviar um comentário