Lisson Gallery, anunciou uma nova exposição de Marina Abramovic, a primeira mostra do trabalho de Abramovic na Galeria Lisson. Composta por duas obras novas e antigas, esta grande exposição irá explorar a saída corporal e cerebral do seu trabalho como uma artista performática.
Desde o início de sua carreira, em Belgrado, durante o início dos anos 1970,que Marina Abramovic tem liderado o caminho da performance como uma forma de arte visual. Descrito como "uma das artistas que define a performance radical", ela transcendeu origens provocativas do formulário e criou algumas das mais importantes obras do género.
Desafiando, intransigente e, muitas vezes chocantes, a prática duracional Abramovic continuamente experimentação e explora os limites de, tanto sua resistência física e mental e de seu público. Com o seu corpo como sujeito, ela testa a relação entre artista e o público, resistindo a exaustão, dor e perigo alterando a sua busca pelo emocional, libertador e consciente da transformação.
As performances de Marina Abramovic ((Belgrado, 1946) sempre estiveram no limiar da situação-limite: houve alturas em que teve uma arma apontada à cabeça, outras em que se manteve em silêncio 700 horas seguidas, outras ainda em que pegou fogo ao seu próprio corpo (e também já se apunhalou, já se deitou nua numa cruz de gelo, já tatuou uma estrela comunista na barriga com lâminas de barbear, já se chicoteou). Na próxima edição do Festival Internacional de Manchester, que decorre de 30 de Junho a 17 de Julho de 2011, Marina Abramovic vai morrer: os bilhetes para os cinco funerais da performer montenegrina (dias 9, 11, 13, 15 e 16 de Julho) já estão à venda no "site" do festival.
Em conexão com seu show na Galeria Lisson Marina Abramovic irá falar na Tate Modern como parte da série Talking Art, em colaboração com Art Monthly, a 16 de Outubro de 2010. Ela também estará participando na Serpentine Gallery's Map Marathon: Maps for the 21st Century, 16-17 de Outubro de 2010, um evento multi-dimensional com curadoria da Galeria Serpentine e Co-diretor Hans Ulrich Obrist.
Sem comentários:
Enviar um comentário