Gary Panter nasceu em Oklahoma e criado no Texas. Estudou pintura na East Texas State University e mudou-se para Los Angeles em 1977. Em Los Angeles, trabalhou em várias frentes, incluindo pintura, desenho, comics e imagens comerciais, estabelecendo um padrão de criação para além das fronteiras tradicionais, e em várias médias, que perdura até hoje.
No final dos anos 1970, Gary Panter começou a longa associação com as várias encarnações de Pee-Wee Herman - desenhou Pee-wee AOS Playhouse, três capas de albums de Frank Zappa, projectou o logotipo dos Screamers- Äô logo, desenhou cartazes para os The Germs, gravou musica com os membros dos The Residents, e tem feito muitas histórias em comics ao criar as primeiras aventuras do seu punk/nuclear/hillbilly alter ego, Jimbo. Recentemente, houve uma retrospectiva em dois volumes publicados sobre a fantasia, e ele apenas lançou um CD novo com Devon Flynn.
Em 1980, Gary publicou "O Manifesto Rozz-Tox", um documento muito influente, que dirigiu a sua geração a se infiltrar no mainstream com idéias da cultura underground. Completou capas para bandas como os Red Hot Chili Peppers, e manteve uma produção activa de comics através da sua própria mini-comics, e suas contribuições para a Raw magazine e outras antologias.
Voltou aos comics na década de 1990, desenhou sete temas de um livro Jimbo. Começou a investir em espectáculos de luz, em elaboradas encenação de performances psicadélicas no seu estúdio. Recentemente colaborou com Joshua White, e o duo montou lightshows no Museu Hirschhorn, em Washington, DC e em Nova York, AOS Anthology Film Archives.
Em 2006-2007, Gary foi um artista de destaque na exposição itinerante, Masters of American Comics.As suas pinturas e desenhos foram recentemente exibidos na Dunn and Brown, Dallas, e Clementine Gallery, New York. Em 2008, Gary foi o tema de uma exposição individual no Museu de Arte Contemporânea Aldrich.
Seus livros incluem uma monografia completa, Gary Panter (PictureBox), e quatro graphic novels:Jimbo in Purgatory (Fantagraphics); Jimbo's Inferno (Fantagraphics); Cola Madnes (Funny Garbage); Jimbo: Adventures in Paradise (Pantheon).
Gary já ganhou inúmeros prémios, incluindo três prémios Emmy por seu projecto de produção de Pee-wee's Playhouse, bem como o Prémio 2000 da Chrysler para a excelência do projecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário