31/10/2010

BOR LAND - O FIM DE UM SONHO


What Can It Be: Bor Land 2000-2010, uma exposição até 30 de Outubro, na Cooperativa Cultural Gesto, no Porto.

A Bor Land acaba aqui!

A última edição em disco da Bor Land é uma caixa única com todas as edições realizadas ao longo destes 10 anos, que estará a leilão até ao final do mês de Outubro.

Uma triste noticia. A Bor Land tornou-se nome reconhecido e deixa uma marca na música em Portugal. Eu assisti aos primeiros passos do "bebé ".A Bor Land surgiu a 5 de Outubro de 2000 no Porto, com uma noite de concertos no Hard Club, que apresentou bandas como Mindelo e Plasticine, que editaram pela etiqueta.

Neste últimos dez anos fecha-se um círculo que foi mostrando projectos musicais que tornaram a década 00 bastante mais interessante. Old Jerusalem, Norberto Lobo, La La La Ressonance, Alexandre Soares & Jorge Coelho, Carlos Bica, Bypass, The Astonishing Urbana Fall, Lobster, Most People Have Been Trained to Be Bored, The Unplayable Sofa Guitar, Bypass, Alla Polacca, Boiar, Zöe, Stealing Orchestra, Polaroid, Abstrakt Circkle, Norton, The Neon Road, In Her Space, Stowaways, e Kubik, são exemplos disso.

2010 marca o fim da vida de uma editora fundamental na lufada de ar fresco que se sentiu na música independente feita em Portugal. Esta década pode não ter trazido géneros musicais que fizessem revoluções, mas trouxe formas novas de ouvir música. A Bor Land criou ma marca que a identificava, manifestada no grafismo, na escolha dos locais para concertos. Houve edições limitadas em sacos de pano, formatos que desafiaram as prateleiras lá de casa, split cd's com projectos (aparentemente) distantes. Tudo tão cuidado que só faltou entregar pessoalmente os discos a cada um dos ouvintes. Na falta disso, convidaram-se os fãs para jantar e ver concertos em casa da Bor Land, chegando a haver concertos em casa deles.

Tanto Rodrigo Cardoso, um dos fundadores da Bor Land, ao lado de Inês Lamares vão continuar ligados à edição e produção de música portuguesa e mantém-se activo o site da Bor Land, no licenciamento do catálogo editado.

500.00 euros - Base licitação

22 CD
6 CDEP
2 7" Vinil
7 PromoCD
1 Dualdisc
1 Serigrafia
2 T-Shirts

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails