A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
25/09/2010
BUSTO DE FRANK ZAPPA
Conhecido como um dos mais inovadores astros do rock de todos os tempos, Frank Zappa morreu em 1993, aos 52 anos de cancro na próstata, deixando uma legião de fãs e uma obra única. Americano de Baltimore, Zappa teve muito mais sucesso na Europa, onde até hoje os seus discos a solo, assim como os da sua antiga banda, Mothers of Invention, vendem como água.
Um público eclético de fãs de Frank Zappa- com bigodes em couro, "tie-dye" com barba trançada em máscaras desportivas e coloridos chapéus, reuniram-se no domingo, 19 de Setembro, para testemunhar a inauguração da escultura de Frank Zappa na Highlandtown’s Southeast Anchor Branch of the Enoch Pratt Free Library. Como funcionários públicos preparados para revelar o busto de Zappa, centenas de pessoas circulavam na Conkling Street e Eastern Avenue, sob as árvores enfeitadas com fio dental, uma referência a uma canção de Zappa em avançar para Montana e elevar a cultura do fio dental.
Os fãs a beber cerveja e T-shirts, com frases: “What’s the secret word?” or “Frank Zappa’s not dead; he just smells funny,” ou “Titties and Beer!” quando Pratt Library Executive Director Carla Hayden perguntou quantas pessoas eram de outro lugar, metade da platéia percorreram um longo caminho.
No começo do dia, a viúva de Frank Zappa ,Gail, e três dos seus filhos, Dweezil, Ahmet Emuukha Rodan, e Diva Thin Muffin Pigeen— na rua Creative Alliance at the Patterson responderam a perguntas da platéia.
A cena, alegre surreal nunca teria sido possivel se não fosse a tenacidade de três lituanos e fãs de Frank Zappa, Saulius Paukštys, Saulius Pilinkus, e Arturas Baublys todos comissionaram a escultura original de Zappa que enfeita as ruas de Vilnius, na Lituânia desde 1995. (Zappa, em 1985, testemunhou contra a censura no Capitol Hill, tornou-se um símbolo da liberdade de expressão no antigo bloco soviético). O trio decidiu mais tarde que os Estados Unidos deveria ter a sua própria escultura, e decidiram enviar uma cópia do busto, arranjaram o dinheiro para produzir a réplica. Baltimore foi escolhido porque Zappa nasceu aqui. Na cerimonia de domingo, Paukštys falou brevemente e com entusiasmo, enquanto segurava uma bandeira da Lituânia antes de ceder o palco para o prefeito de Vilnius.
Mas Gail Zappa conseguiu mais aplausos. "Quando eles me perguntaram onde esta estátua devia ser colocada em Baltimore, disse: 'Vamos encontrar uma biblioteca comunitária". "Como Frank Zappa disse:" Se você quer trepar, vá à faculdade. Se você deseja obter uma educação, và a uma biblioteca. "A multidão gritou em delírio.
A Prefeita Stephanie Rawlings-Blake subiu ao palco, "O espírito de Frank Zappa está bem vivo em Baltimore", e proclamar o dia 19 de Setembro de 2010 como Frank Zappa Day in Baltimore.O busto agora enfeita a Enoch Pratt Free Library, livraria em que Zappa, que não teve educação formal em música, fazia as suas pesquisas.
A escolha da data comemora os 25 anos do depoimento de Zappa frente ao senado norte-americano, na qual defendeu o fim das tentativas de censura às editoras e aos artistas.
Então Dweezil Zappa e Plays Zappa tocaram sob o busto de Frank Zappa e o olhar de pessoas de todas as idades e quadrantes que balançavam junto com o virtuoso guitarrista e baterista, com letras como “Ram it up your poop shoot”.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário