Jimmy DeSana (1949-1990), Marker Cones, 1982. Silver dye bleach print.
Off the Wall: Part 1—Thirty Performative Actions-July 1–September 19, 2010
A primeira instalação da exposição em duas partes, Off the Wall: Parte 1. Trinta acções performativas, concentra-se em acções usando o corpo em performance ao vivo, na frente da câmara, ou em relação a uma superfície fotográfica, impressa, ou desenho. Cada acção desloca o local da obra a partir de um objecto para o corpo, agindo em relação a ou directamente, ao espaço físico da galeria. A parede e o chão torna-se o palco para as seguintes acções: andar na parede, batendo portas, batendo as mãos contra a parede criando um som feito por ou como se por um golpe, recolha de pequenas partículas de madeira que caem de um objecto que está sendo serrado no chão do estúdio, caminhando sobre uma pintura, caminhando e rastejando em torno de um pequeno espaço cilíndrico, escrever ou desenhar na parede e no chão, ou fazer um striptease para trás do plano transparente do Grande Vidro de Duchamp.
A exposição também inclui uma série de obras que revelam a teatralidade subjacente à acção performativa auto-imagens das formas dos artistas, em que as convenções da questão da identidade, gênero e corpo.
A exposição inclui as re-performances das primeiras obras de icónicos como John Baldessari e Yoko Ono, bem como obras recentes de artistas jovens.Os trabalhos de Vito Acconci, Carl Andre, John Baldessari, Jonathan Borofsky, John Coplans, Jimmy Desana, Trisha Donnelly, Simone Forti, Dara Friedman, David Hammons, Lyle Ashton Harris, Jenny Holzer, Peter Hujar, Joan Jonas, Kalup Linzy, Robert Longo, Nate Lowman, Robert Mapplethorpe, Paul McCarthy, Robert Morris, Bruce Nauman, Yoko Ono, Dennis Oppenheim, Yvonne Rainer, Martha Rosler, David Salle, Lucas Samaras, Richard Serra, Cindy Sherman, Laurie Simmons, Andy Warhol, Hannah Wilke, Jordan Wolfson e Francesca Woodman.
Off the Wall: Part 2, sete obras de Trisha Brown, caracteriza a Trisha Brown Dance Company, por ocasião do quadragésimo aniversário da companhia, realizando obras icônicas da década de 1970, incluindo a espectacular Walking on the Wall, originalmente realizado no Whitney em 1971; filmes performance e uma instalação de som, SkyMap, também estarão em exibição. Os trabalhos serão realizados diariamente de 30 de Setembro a 03 de Outubro de 2010, no Second Floor Galleries, Sculpture Court, e fora do the Whitney Museum of American Art on East 75th Street.
Performances previstas incluem Man Walking Down the Side of a Building, Falling Duet I, Leaning Duets I and II, Spanish Dance, Floor of the Forest, e o som instalação SkyMap.
Sem comentários:
Enviar um comentário