Os Atari Teenage Riot que estão de volta ao activo, actuam no Hard Club, no Porto, no dia 17 de Setembro.
Atari Teenage Riot Berlin hardcore são dissidentes Atari Teenage Riot, estão entre uma nova geração de artistas do techno alemão (incluindo também os da ATR Alec Empire, EC80R, Speed Freak, Bleed DJ, etc), buscando reconectar a música através de radicalismo político, um hibrído experimental, envolvimento speed metal e acid to jungle, e hardcore punk.
Formado em 1992 por Alec Empire, Hanin Elias e Carl Crack, posteriormente Nic Endo uniu-se a banda, o polémico e primeiro single "Hunting for Nazis", foi lançado pela techno alemã Force Inc.,(do proprietário Achim Szepanski também conhecido pelo seu compromisso com o radicalismo político).
Fundiam música electrónica, barulhenta com pitadas de techno, e guitarras distorcidas, ideais anarquistas, anti-nazi e um vocal típicamente punk.
Consolidado, os ATR professaram uma preocupação com a mudança geral conservadora no clima político ocidental (especialmente na Alemanha após o colapso do comunismo na Rússia e Europa Oriental) e para o desenvolvimento de novas e abertas formas políticas de cultura dos jovens por meio da resposta.
Os ATR formam a Digital Hardcore Recordings (DHR), em 1994, a marca sob a qual iriam editar a maior parte do seu material.
A DHR também tem se expandiu para incluir uma série de up-and-coming artistas alemães - incluindo EC8OR e Shizuo - com similares inclinações políticas, e assinou um acordo de licenciamento interno com Beastie Boys, a label Grand Royal em 1996. Em parte como resultado desse negócio e em parte pela crescente popularidade do membro ATR Alec Empire (lançou uma série de albums e singles a solo através Force Inc., Chrome, Mille Plateaux, e Riot Beats, bem como DHR).
ATR tornou-se uma das primeiras escolas de novos artistas techno europeu a alcançar o sucesso na América, com a rádio alternativa, passar na MTV no final de 1996 e o lançamento no início do ano seguinte de uma compilação na america com faixas dos dois primeiros álbuns.
O terceiro álbum 60 Second Wipe Out surgiu em 1999 ma Elektra Records. Após esse registo, a banda entrou num hiato para permitir a Crack, procurar tratamento psiquiátrico-sempre teve problemas psicológicos desde sua adolescência, e lidar com o declínio da saúde causado pelo vício das drogas.
Uma das últimas apresentações foi no Brixton Academy em Londres. Carl Crack teve um ataque de pânico durante o voo para Londres (provavelmente devido ao seu envolvimento com drogas).
Infelizmente, a pausa não foi suficiente e Carl Crack foi encontrado morto, sofreu uma overdose e morreu aos 30 anos, no seu apartamento em Berlim, a 6 de Setembro de 2001.
Após a morte de Carl a banda não se reuniu de novo.
Apesar de a sonoridade da banda ter sido rotulada por muito tempo como "electrónica" Alec Empire dizia que não era um rótulo que o Atari Teenage Riot se encaixava pelo som da banda ser "barulhento demais".
Mas Janeiro de 2010, foi anunciado que os Atari Teenage Riot iriam se reunir para alguns shows, e no começo de Março de 2010 Alec Empire lançou uma nova faixa "Activate" na sua página no site Soundcloud.

Sem comentários:
Enviar um comentário