12/06/2010

GLEN OR GLENDA - ED WOOD

Glen or Glenda, o único que não foi produzido por Ed Wood, é um filme de 1953 em tom de documentário, escrito e dirigido por Ed Wood, com participação do famoso actor Bela Lugosi em fim de carreira, na época empobrecido e drogado, e de Dolores Fuller, na época namorada do director. Ed Wood é reputado como o pior director do cinema e "Glen ou Glenda?" citado como um dos piores filmes da História, embora com o tempo ganhasse a fama de "cult".

O filme aborda à maneira fragmentária do director os temas do travesti masculino e da trans-sexualidade, com uma narrativa tolerante aos fenómenos, embora intercale as falas e os factos científicos com intervenções sinistras e sobrenaturais do personagem de Lugosi.

Edward D. Wood Jr, Glen or Glenda(também jogou com o título mais sensacional- I Changed My Sex)) surgiu como um documentário sobre a vida de um primeiros transexuais altamente publicitado, Christine Jorgensen, mas o filme rapidamente se transformou num estranho, e muitas vezes onírico auto-retrato do director, que gostava de usar roupas femininas (blusas particularmente de angorá).

Christine Jorgensen (1926 – 1989) tornou-se famosa por ser uma das primeiras mulheres transsexuais a se submeter a uma Cirurgia de Resignação Sexual, a qual foi realizada em Copenhaga, 1952, pelo cirurgião-plástico Paul Fogh-Andersen.

A cirurgia de mudança de sexo de Christine Jorgensen ganhou as manchetes dos periódicos nacionais nos Estados Unidos em 1952 foi a inspiração para o produtor George Weiss resolver financiar um filme para facturar com o facto. Wood convenceu Weiss que ele era o melhor para dirigir o filme (Wood travestia-se de mulher na vida real). Contudo, o filme falava sobre travestis, diferente do encomendado. Wood então colocou cenas extras sobre a cirurgia de mudança de sexo.

No filme Seed of Chucky os bonecos Chucky e Tiffany chamamm ao seu filho de "Glen ou Glenda".

No filme de Tim Burton, a produção do filme "Glen ou Glenda?" são reencenadas várias cenas com Johnny Depp no papel de Ed Wood.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails