20/05/2010

Peter Brötzmann Chicago Tentet

Sei que é musica dificel, para ouvidos que não estejam preparados para estes sons.Peter Brötzmann Chicago Tentet para quem gosta de free jazz, vem acompanhado com um extraordinário grupo de músicos, onze, e não dez....... não deve perder hoje na Casa da Musica. Eu vou lá estar.

Herdeiros da "estética do grito" de Albert Ayler, musicos improvisadores mais proximos da tradição do free jazz Brotzman é um desses casos, talvez o mais valorizado, depois da morte de Peter Kowald, e do japonês Kaoru Abe- não chegou a viver 30 anos. Morreu em Setembro de 1978, de overdose de heroína.


Peter Brotzman tem liderado uma serie de grandes ensembles dedicados á improvisação, entre solos, trios, quartetos, grupos que co-fundou _como Die Like a Dog, Chicago Tentet, Last Exit, Full Blast, Sonore_, lançou pelo menos uns 150 álbuns. Herdeiro dos mais agressivos saxofonistas _do último Coltrane ao mítico Albert Ayler_, o músico alemão começou a vida artística com a intenção de se tornar pintor, tendo estudado na Academia de Artes de Wuppertal para isso. Circulou com o pessoal do grupo Fluxus e com Nam June Paik.

O Chicago Tentet é um verdadeiro who´s who da musica improvisada contemporanea, e teve várias configurações que incluiram William Parker, Toshinory Kondo, Roy Campbell, e Mike Pearson ( actor de renome que participou num projecto especial com musica de Brotzman e textos de Kenneth Patchen para o Chicago Humanities Festival em 2004).Em 2007 alargou-se o grupo aos trombonistas Johannes Bauer, e Jeb Bishop.Desde 2005 o grupo passou a dedicar-se á improvisação total, renunciando ás partituras de modo a explorar a musica com total espontaneidade.

Eu gostei do concerto, embora seja complicado gerir um grupo de grandes dimensões, houve momentos - o domínio e técnica revelada de cada musico, o dialogo entre alguns instrumentos, foi muito bom, encontrando formas inovadoras de continuar a desenvolver um som, e apresentar a sua musica, aos públicos de todo o mundo.

A formação ontem na Casa da Musica incluia:
Peter Brotzman- saxofone, clarinete
Johannes Bauer - trombone
Mats gustafsson- saxofones
Kent Kessler - contrabaixo
Fred Lonberg- Holm - violoncelo
Per-Ake Holmlander- tuba
Joe McPhee - trompete
Michael Zerang - bateria
Paal Nilssen-Love - bateria
Ken Vandermark- saxofone, clarinete

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails