22/05/2010

HENRY DARGER


Illustration from The Story of the Vivian Girls by Henry Darger

Considerando o trabalho de Henry Darger, parece que vivemos num mundo cheio de segredos. Ocasionalmente, um sai.

Foi no dia seguinte ao seu aniversário, e no último dia da sua vida, que a vida secreta do extraordinário recluso que fazia a manutenção e limpeza do hospital- foi descoberto o segredo ...

Henry Darger - Realms of the UnrealIllustration from The Story of the Vivian Girls by Henry Darger.

Henry Darger nasceu em 1892, e depois que os seus pais morreram ainda numa idade jovem, foi levantado para um asilo “Asylum for Feeble Minded Children”. No asilo, ele estava sujeito a punições severas e a trabalho forçado e, finalmente, escapou um ano antes do asilo de ser investigado por abuso. Uma vez livre, encontrou trabalho como porteiro, com a presença diária da missa católica e viveu uma vida tranquila solitária em que quase ninguém o conhecia ou notou que era ele.

Em 13 de abril de 1973, o último dia de vida Henry Darger, o proprietário (realizador e fotógrafo), Nathan Lerner abriu as portas para a segunda e pequena história de Darger num apartamento em Chicago, onde viveu na solidão mais de 40 anos. Naquela época, Darger tinha sido transferido para a Missão de Santo Agostinho por causa de sua saúde debilitada. Entre afecto pessoal de Darger, Lerner descobriu surpreendentes e várias obras de literatura e centenas de obras de arte, todos criados em segredo por Henry Darger.

Entre eles estavam:

* Um trabalho 15.000 páginas de ficção e fantasia chamado The Story of the Vivian Girls, in What is Known as the Realms of the Unreal, of the Glandeco-Angelinian War Storm Caused by the Child Slave Rebellion;
* Uma autobiografia 5000 páginas intitulado "A História da minha vida;
* diario de 10 anos do jornal sobre o tempo;
* Diversos diários;
* Um romance de 10.000 páginas, intitulado Crazy House
* Centenas de ilustrações e pinturas originais "water color paintings" mostrando a situação das crianças contra adultos opressivos e do mal.


As imagens de Darger eram muitas vezes violentas, mesmo brutais, mostrando a tortura e o assassinato de crianças nas suas histórias. Elas também podem ser muito coloridas, divertidas, sinceras e inocentes. Darger certamente se baseou nas suas experiências de vida no asilo. O seu estilo único deu origem ao termo "Dargerism". The American Folk Art Museum chama a Darger "um dos artistas mais significativos do século XX".

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails