22/05/2010

GRETE STERN

Greta Stern - Nasceu em Wuppertal, na Alemanha, em 1904, teve um percurso fotográfico notável, inaugurando em Berlim, conjuntamente com Ellen Auerbach, a linguagem experimental da fotografia. Utilizava um trabalho minucioso de edição de imagens, muito antes do advento do computador. Fugindo do nazismo, viveu em Londres entre os anos de 1933 até 1936, exilando-se nos anos seguintes em Buenos Aires (Argentina), onde fixou residência. Fez parte da escola Bauhaus e foi discípula de Walter Peterhans, responsável pelo curso de fotografia da renomada instituição. Faleceu em 1999.

Grete Stern teve uma exposição, Os sonhos de Grete Stern, 46 fotomontagens seleccionadas de uma série de 104, entre 1948-1951, pela primeira vez no Brasil, Museu Lasar Segall, São Paulo, 2009.

A obra faz um panorama dos sonhos de mulheres relatados à revista e interpretados por dois psicanalistas da época. Trata-se dos sonhos publicados entre 1948 e 1952 na coluna semanal “El psicoanálisis le ayudará”, da revista feminina Idilio (editada na Argentina). Enquanto o professor Gino Germani (com o pseudónimo de Richard Rest) recebia cartas de leitoras relatando os seus sonhos e publicava a interpretação de cada um deles, Grete Stern se encarregava de produzir a fotomontagem, espécie de análise artística e visual do sonho interpretado. Trabalha o imaginário colectivo, baseada nas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud e Carl Gustav Jung. O trabalho é retratado na tradição estética do expressionismo, dadaísmo e surrealismo.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails