11/04/2010

THE MONKS

The Monks eram uma banda de garage rock, formada por soldados americanos que estavam estacionados na Alemanha, em meados dos anos 1960. Começaram a tocar juntos em 1964, chamando a si 5 Torquays, pouco se diferenciaram das outras bandas da época. Faziam covers de músicas de Chuck Berry e tocavam música inspirada pelos grupos beat britânicos.

Dave Day (que morreu recentemente, disse que inventou o punk rock e abriu o caminho para Jimi Hendrix), substituiu a sua guitarra de seis cordas, por um "gut-strung" banjo, no qual tocava os acordes de guitarra. Este instrumento soa muito mais metálico, áspero, e duro que uma guitarra eléctrica padrão.

No início de 1965, Dave Day e Roger Johnston por capricho, rasparam a cabeça como um rito religioso de uma ordem monástica.

The Monks centraram-se no ritmo, em vez de melodia, uma reminiscência de 1950 do R'n'B, especialmente Bo Diddley beat, ou The Champs.As letras são dadaístas e brincalhonas mas paranóicas. De acordo com Eddie Shaw, o grupo de Black Monk Time, inventou o uso do feedback de áudio para fins musicais.

Reuniram-se em 1999 e continuaram a tocar em concertos, embora não tenham feito novas gravações de estúdio. The Monks faziam música algo único, primitivo, tribal, bizarro, estilizado, tanto mais pelo fato de que foi feito originalmente em 1966, e desenvolveram um culto entre muitos músicos fãs de música, entre eles eu, que admito só os conheci há mais ou menos uns 7 anos.

Os The Monks são uma das muitas bandas mencionadas na canção "Losing My Edge", dos LCD Soundsystem. The White Stripes citam The Monks como uma das suas principais influências.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails