11/04/2010

BRUCE GILBERT + DOME + P´O + DUET EMMO


THE SHIVERING MAN-2006
Conceived by Angela Conway
Performed by Michael Clark / Julie Hood / Ian Longmuir
Music by Bruce Gilbert (WIRE)

Nascido em 1946, Gilbert já estava com 30 anos, quando formou os Wire, um ex-aluno da escola de arte com experiência na música de vanguarda underground britânica do final dos anos 60.

Bruce Gilbert sempre foi um estranho mesmo nos Wire, a banda punk mais estranha de todas. Já 30 anos quando eles formaram, ele mais parecia um professor universitário que um membro da banda. Quando mais tarde começou a lançar músicas sob seu próprio nome, era evidente que ele estava mais em casa no território da música electroacústica e noise do que em qualquer coisa parecida com pop.

Dome e Cupol foram outros dois nomes em que o duo Londrino regista até os Wire estarem de volta ao estúdio.

Gilbert esteve sempre activo, lançando bastante material, a partir de 1980. Como BC Gilbert & G Lewis editou na 4AD, o album " 3R4 "- soundscapes de noise, e electronica experimental. Em vinil, 12' editam também em 1980, e na 4AD, Like This For Ages como Cupol, combina uma quase pop de um lado e noise estendido com uma falsificação de ethnic no outro.

Juntamente com o co-conspirador Graham Lewis, realizaram quatro álbuns como Dome. Gilbert e Lewis estavam afiados em explorar novas vias musicais longe do ambiente de estúdio de gravação.

Depois de sete lançamentos em dois anos Gilbert não mostrou sinais de afrouxamento. Os ruídos aleatórios que formaram a instalação na Waterloo Gallery, MZUI, invadiram as charts (não!). Em 1982 outro outside project de Gilbert, juntou-se com Lewis, para gravarem Or So It Seems, 1983, concebido e produzido pelo patrão da independente Mute, Daniel Miller.

Consequentemente, também formaram os P´O, pretendendo que fosse um conjunto de improvisações ao vivo. Para esta empreitada, a dupla recrutou o artista David Tidball (voz / clarinete), a colaboradora nos Dome Angela Conway (baixo / vocal) e Peter Price, que tocava bateria em Dome 3.

O fortemente electrónico Duet Emmo ficou cancelado logo após lançar Or So It Seems, o álbum de rock progressivo, com os 17 minutos intensos de "Long Sledge", em 1982.

Durante a segunda encarnação dos Wire (1986-1991), Gilbert continuou a gravar para a etiqueta de Miller. Encomendado pelo coreógrafo avant-garde Michael Clark Dance Company, um par de longas peças electrónicas minimalistas semelhante ao trabalho de Steve Reich no início dos anos 70, é preenchido com 30 minutos de "Do You Me? I Did", no album This Way em 1984. Shivering Man, 1987, Insiding, 1991, e Ab Ovo, em 1996. Mais tarde, trabalhou com Paul Kendall e Robert Hampson. Miller produziu o regresso dos Wire no álbum Snakedrill, em 1986.

Em meados dos anos 90, Gilbert faz sessões DJing em clubes techno de Londres, sob o nome DJ Apicultor, na maioria das vezes realizando performances dentro de uma estrutura pequena, autónoma de jardim acima da pista para dar um toque visual.

Após o declínio dos Wire e eventual colapso, editaram como um trio Newman-Lewis, Gilbert nomeado Wir.

Wire ocasionalmente reúnem-se para performances ao vivo, mas para sessões de gravação não.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails