26/03/2010

PORDATA

Warren Buffet doou mais de 80% da sua fortuna à fundação de Bill Gates e Melinda Gates para estes a aplicarem em projectos sociais - a maior parte deles em África. Por cá parece que não havia capitalistas como os americanos. Mas tivemos um exemplo que afinal também existem empresários portugueses que estão agradecidos e devolvem ao país parte daquilo que o país lhes proporcionou - e sem dinheiros públicos.... suplanta um organismo publico chamado INE.

Há quinze dias e durante a avaria do meu monitor, tive conhecimento da Pordata. A Base de Dados de Portugal Contemporâneo, organizada pela FFMS, Fundação Francisco Manuel dos Santos(gere os supermercados Pingo Doce).

A fundação decidiu que deveria realizar um conjunto de iniciativas que contribuísse para um melhor conhecimento da realidade portuguesa, e para a resolução de muitos dos seus problemas. O primeiro resultado está à vista e disponível gratuitamente para todos os portugueses: uma base de dados sobre o Portugal contemporâneo.

É verdadeiramente um trabalho notável aquele que foi liderado pelo sociólogo, anterior ministro, António Barreto, desenvolvido por Maria João Valente Rosa e pela sua equipa.

A Pordata é, a partir de agora, um instrumento único e indispensável para todos os que precisam de ter acesso a estatísticas fundamentais para interpretar a realidade e tomar decisões, com uma base de dados que vem desde 1960 até à actualidade.

Criada em 2009 pelos seus fundadores, Alexandre Soares dos Santos e sua família, descendentes de Francisco Manuel dos Santos, a cuja memória decidiram consagrar a fundação.

A FFMS tem como objectivo promover o estudo, o conhecimento, a informação e o debate público, procurando assim contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o melhoramento das instituições públicas e o reforço dos direitos dos cidadãos.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails