Mark Twain, o criador de Tom Sawyer, pseudónimo de Samuel Langhorne Clemens, (Florida, 30 de Novembro de 1835 – 1910), foi escritor, humorista e romancista norte-americano. William Faulkner disse que foi «o primeiro escritor verdadeiramente americano, e todos nós desde então somos seus herdeiros».
Entre as muitas histórias que publicou, conta-se O Homem que Corrompeu Hadleyburg, que está entre as melhores short-stories americanas, e pela primeira vez saída a público em 1890 no livro The Man That Corrupted Hadleyburg and Other Stories and Essays.
Lançada pela Assírio & Alvim, mesmo sendo datada em 1890, não perdeu a sua contemporaneidade, dado que o tema base é a corrupção e a falsidade dos que se ostentam como honestos.
Hadleyburg é uma pequena cidade norte-americana prestigiada pela sua honestidade. No dia em que um forasteiro, que havia sido fortemente ofendido pelos habitantes de Hadleyburg, lhes decide montar uma armadilha, a corrupção espalha-se pela cidade e pelos seus habitantes. Mentindo e fazendo de tudo para conseguir o dinheiro que não lhe pertence.
O tema é hoje tão actual como ontem. O da corrupção e o da tentação.
E todos somos incorruptíveis" até um dia...
Sem comentários:
Enviar um comentário