26/03/2010

INDIE LISBOA 2010: o ano do cinema português

Eu só posso aconselhar a assistirem......a distancia (o tempo e os euros) não permite a minha presença.

Leio no Público que o IndieLisboa deste ano é aquele em que há mais cinema português.

O IndieLisboa vai decorrer entre 22 de Abril e 2 de Maio no Cinema São Jorge, Cinema Londres, Cinema City Classic Alvalade e, pela primeira vez, Culturgest. Serão projectados 274 filmes, com 102 longas-metragens e 172 curtas. Entre estes, haverá 134 filmes de ficção, 33 animações, 70 documentários e 37 filmes experimentais.

«Greenberg», do norte-americano Noah Baumbach, será o primeiro filme exibido no IndieLisboa 2010 no dia 22 de Abril, às 19h00, no Grande Auditório da Culturgest. Com a banda sonora composta por James Murphy, líder dos LCD Soundsystem, o filme conta a história de Roger Greenberg (Ben Stiller), um homem deprimido de 40 anos que não sabe o que fazer da vida.

João Canijo, Catarina Mourão, Marco Martins e André Príncipe, João Trabulo, Pedro Caldas, Sérgio Tréfaut, Ivo Ferreira, Gonçalo Waddington, Sandro Aguilar, entre outros, são alguns dos portugueses Indie 2010.

Na edição de 2006, um dos heróis independentes foi o realizador Edgar Pêra. Rui Pereira, um dos directores/programadores do Indie Lisboa, resume em duas palavras a 7ª edição : "Cinema português. Este é o ano com mais cinema português no festival, espalhado pelas várias secções, competitivas e não competitivas.

No Observatório estão alguns notáveis: Werner Herzog duas vezes, fazendo um (falso) remake do Bad Lieutenant de Ferrara - The Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans - e fazendo-se passar também por David Lynch em My Son My Son What Have You Done?

No Cinema Emergente, veremos o Leão de Ouro de Veneza, Lebanon, de Samuel Maoz, Humpday, de Lynn Shelton (ou quando dois amigos, heterossexuais, resolvem entrar num porno gay) entre outros.

Na secção IndieMusic ouviremos Leonard Cohen, The Magnetic Fields, os Doors, Ricardo Villalobos ou, em All Tomorrow"s Parties, de Jonathan Tarnation Caouette, Animal Collective, The Gossip, Grizzly Bear, Nick Cave, Portishead ou Sonic Youth.


No IndieMusic, Tiago Pereira questiona o lugar da tradição na música portuguesa (B Fachada: Tradição Oral Contemporânea e Significado - A Música Portuguesa se Gostasse Dela Própria) e podemos ver, entre outros filmes, uma série de entrevistas/concertos/retratos a partir do palco do MusicBox,com X-Wife, JP Simões, Dealema, entre outros.

A secção “Fórum” do Festival Internacional de Cinema de Berlim completou 40 anos em 2009. Em tributo a este espaço dedicado a realizadores com visões inovadoras sobre o cinema e as suas fronteiras, o IndieLisboa 10 decidiu assinalar este aniversário com uma selecção de filmes.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails