Cornelius Cardew poderia ser considerado o compositor mais importante da Grã-Bretanha contemporânea.
No final da década de 1950 Karlheinz Stockhausen ficou muito impressionado pelas habilidades de Cardew( fundador dos AMM) como músico e o seu conhecimento da new music e convidou-o para participar na histórica Kontrefestival, concertos em Colónia (um importante evento pré-Fluxus). Em 1960 Cardew estava em Darmstadt conheceu John Cage, David Tudor e Walter Marchetti, entre outros. Técnicas experimentais de Cage foram muito inspiradoras para Cardew que, em 1969 fundou a Orquestra Scratch, um grupo grande rotação de artistas amadores e profissionais comprometidos com a experimentação colectiva que passou a ser considerado como uma das experiências mais convincente de um colectivo na história da vanguarda do século 20 e da cultura avant-garde.
Cornelius Cardew opus "Treatise" é um resultado de 193 gráficos escritos entre 1963 e 1967, enquanto ele estava realizando com o grupo de improvisação AMM. Notação gráfica da sua intrincada partitura, concebida de linhas gráficas, formas e símbolos, timbre, e duração, destinava-se á questão dos limites da composição prática. Juntamente com a escolha dos instrumentos e do número de intérpretes, eram deixados inteiramente ao arbítrio daqueles, dispostos a elaborar as regras e os meios para seu desempenho.
Esta perform de pages 53, 58, 168 & 169 de Cornelius Cardew, com Keith Rowe (guitarra,tabletop) e Oren Ambarchi (guitarra), possivelmente o mais poderoso que jamais foi alcançado, gravado ao vivo no Bimhuis, Amesterdão, em Fevereiro de 2009 . Rowe e Ambarchi usam a guitarra como um ponto de partida para completar novas técnicas e ambientes sonoros.
Já na década de 1960 Rowe fez uma mudança radical do jazz tradicional, redefinindo a guitarra no British colectivo AMM . Ele prefere colocar o instrumento sobre a mesa para manipular o seu som com molas, ventiladores, aparelhos de escritório e electrónicos.
Oren Ambarchi, também é membro dos Sunn O))), Menstruation Sisters, e Burial Chamber Trio.
Sem comentários:
Enviar um comentário