14/02/2010

Whatever Happened To The Instrumental Hit?

Através de uma cópia do Guinness British Hit Singles & Albums, a evidência é clara: singles instrumentais são uma raça em extinção. Algo na nossa paisagem cultural mudou. Crazy Frog tem maculado a palavra "instrumental" para sempre?

Great tunes sem palavras foram hits nos tops dos anos 60 e 70, fazendo estrelas da música pop em alguns candidatos improváveis. Entre eles estavam The Royal Scots Dragoon Guards, com "Amazing Grace". The Ventures foram a maior banda instrumental que mais vendeu.

Popcorn" - Hot Butter: com a udição de uma máquina de pipocas, em 1969, o pioneiro alemão de música eletrônica Gershon Kingsley teve um momento de eureka. A sugestiva melodia posteriormente incubada no seu sintetizador Moog foi UK Number 5 for New York City's Hot Butter em 1972, e passou os dois milhões de unidades em todo o mundo. Também foi em 2005 UK Number 12 para o infernal Crazy Frog.

Aqui estão uma dezena de grandes instrumentais. Todos eles fizeram o Top Ten, quer no Reino Unido, quer nos E.U., ou em ambos.

1 "Albatross"--Fleetwood Mac

2 "Telstar"--The Tornados

3 "Green Onions"--Booker T & The MG's

4 "Love's Theme"--Barry White & The Love Unlimited Orchestra

5 "Apache"--The Shadows

6 "Spanish Flea"--Herb Alpert & The Tijuana Brass

7 "Fanfare For The Common Man"--ELP

8 "The Happy Organ"--Dave "Baby" Cortez

9 "Popcorn"--Hot Butter

10 "The Crunch"--The Rah Band

11 "Oxygene Part IV"--Jean Michelle-Jarre

12 "Walk Don't Run"--The Ventures

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails