11/02/2010

PARABÉNS NELSON MANDELA

11 de Fevereiro é um dia histórico para a África do Sul. Em 1990 era libertado Nelson Mandela, preso durante 27 anos.

Símbolo da luta pela liberdade, a libertação de Mandela marcou o fim do Appartheid.

A decisão de libertar Nelson Mandela foi anunciada por Frederik de Klerk e colocou um ponto final a mais de 27 anos na prisão. “Foi o princípio do fim da indignidade”, referiu esta manhã o arcebispo Desmond Tutu, num comentário à libertação de Nelson Mandela, que aconteceu faz hoje 20 anos.Era o caminho para a liberdade, um caminho difícil cuja meta não se atinge sozinho.

Sem rancor, Nelson Mandela apelou à reconciliação, democracia e igualdade. Mandela foi eleito o primeiro presidente negro da África do sul, e no discurso de posse, renovou a mensagem de toda uma vida: “que haja justiça, paz, trabalho, pão, água e sal, para todos”. Recebeu mais de 250 prémios, entre eles o Nobel da Paz. Mudou a história e o mundo.

A luta contra a SIDA tem sido agora, uma das batalhas, depois de ter perdido há cinco anos, o seu único filho, vitimado pela doença. Com 91 anos, Nelson Mandela é o mais amado dirigente mundial. Como dizia Peter Gabriel, se o mundo pudesse ter apenas um pai, nós escolheríamos Nelson Mandela.

 Além da reuniam para um pequeno-almoço  com políticos e veteranos para marcar o aniversário da sua libertação, haverá, ainda, uma marcha conduzida pela antiga esposa de Nelson Mandela, Winnie Mandela, que o acompanhou nos seus primeiros passos de liberdade. A marcha terá início nos portões da prisão de Victor Verster, na província do Cabo, Mandiba, a última onde esteve preso.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails