A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
25/07/2009
Pina Bausch inédita estreia em Janeiro
A peça em que a coreógrafa alemã Pina Bausch estava a trabalhar na altura da sua morte, há um mês, deverá estrear, como previsto, no Festival Internacional de Teatro a Mil, em Santiago do Chile, onde tem marcadas quatro datas, de 6 a 9 de Janeiro de 2010.
Apesar de Bausch ter previsto estar em residência na capital chilena em Dezembro para continuar a trabalhar na produção, Carmen Romero, programadora do festival, disse que a companhia já esteve três semanas a viajar pelo país em Fevereiro e que "a peça está terminada". Apesar de reconhecer não saber ainda quem assumirá a direcção artística deste trabalho, Carmen Romero sublinha que é "a última peça que [Pina Bausch] fez".
Não foi possível confirmar esta informação junto do Tanztheater Wuppertal, a companhia dirigida por Bausch desde 1973 e com a qual se tornou numa referência mundial, uma das vozes mais importantes e transformadoras de sempre na dança. No site da companhia, actualizado recentemente, as datas de Santiago do Chile surgem enquadradas num calendário em que a companhia mantém apresentações no seu palco em Wuppertal, na Alemanha, entre Setembro e Maio próximos, incluindo uma apresentação de Café Müller, a conhecida peça em que Pina dançava - a única, de todas as que assinou até hoje (dias 10, 11, e 12 de Setembro). Noutro calendário, no mesmo site, mantêm-se igualmente muitos compromissos internacionais, com apresentações da companhia até Julho de 2010 para cidades como São Paulo (Setembro), Paris e Madrid (Novembro), Berlim (Dezembro), Seul (Março), Londres (Abril), Istambul (Junho) e Atenas (Julho).
Uma das possibilidades para a liderança da companhia é que a direcção artística da companhia seja assumida pelo francês Dominique Mercy, o mais antigo dos bailarinos de Bausch, envolvido em quase todas, se não todas, as produções desde 1974, mas, até hoje, o Tanztheater Wuppertal não fez qualquer comunicação oficial nesse sentido e, no seu site, o Teatro Alfa, de São Paulo, diz que não tem ainda qualquer garantia oficial sobre as apresentações previstas para o seu palco.
in Publico
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário