A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
22/06/2009
Museu Colecção Berardo- Arriscar o Real
A exposição no Museu Colecção Berardo, "Arriscar o Real", inclui obras de Dan Flavin emprestadas por Panza di Biumo. Também lá estão obras de Donald Judd, Bruce Nauman, Caetano Dias... Uma permanente tensão para ver até 30 de Agosto, em Lisboa.
Da arte conceptual, com a sua variante de crítica institucional, à arte pop, passando pela arte povera e chegando aos nossos dias, a exposição abarca assim um largo espectro de leituras.
Em confronto, as obras de Dan Flavin e de Donald Judd - este último tinha as janelas do seu loft nova-iorquino, situado no Soho, emolduradas por um trabalho em néon do seu amigo e vizinho. De um lado, o "objecto sem qualidades", de Judd; do outro, uma das luminosas homenagens de Flavin ao construtivista russo Vladimir Tatlin.
O confronto entre uma escultura pós-minimalista de Richard Serra e o vídeo "O Mundo de Janiele", de Caetano Dias, é outro exemplo dado pelo comissário da exposição, que aponta também para as questões políticas inerentes à obra do artista brasileiro, no qual se observa uma menina a dançar com um " hula hoop", enquanto a câmara faz um movimento contrário, de 360 graus, revelando o espaço em volta: uma favela.
Esta nova leitura da Colecção Berardo, onde se podem encontrar algumas aquisições recentes, como "The Cotton Fabric Paintings # 17" (2007), de Pedro Cabrita Reis, e o vídeo "A hot afternoon 3. Performance in Lisbon on 4 April 1978", da italiana Gina Pane, conduz o espectador através de obras significativas de artistas como Bruce Nauman - trabalhos nos quais se pode ler um comentário, muitas vezes no prolongamento dos textos de Samuel Beckett, ao absurdo e à violência presentes no quotidiano -, Robert Gober, Jeff Koons, Francis Bacon, Richard Hamilton, Mario Merz, Giovanni Anselmo, Carl Andre, Frank Stella e Marcel Duchamp.
Uma das grandes novidades da mostra é a inclusão de sete esculturas de Dan Flavin provenientes da Colecção Panza, começada a reunir, em 1956, pelo conde Giuseppe Panza di Biumo e sua mulher, Rosa Giovanna Panza di Biumo - o acervo iniciou-se com a aquisição de obras de Antoni Tàpies, Jean Fautrier e Franz Kline e hoje é considerado um dos mais significativos do mundo, com cerca de 2500 trabalhos, destacando-se os núcleos de arte minimal e conceptual.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário