A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
29/12/2008
BOB GRUEN -FOTÓGRAFO POP/ROCK
Depois de publicar um livro antológico sobre os Beatles, a autobiografia de Sting e Ao vivo no Village Vanguard, a Cosac Naify dá seqüência aos seus lançamentos na área da música pop com este Rockers (tem duas capas)O nova-iorquino Bob Gruen, iniciado nos bastidores da cena musical dos anos 60 como um super-fã de Bob Dylan, é considerado hoje um dos mais importantes fotógrafos desse universo e sua obra constitui documentação essencial sobre o rock, o surgimento e o auge do punk, a new wave e a trajetória das principais bandas inglesas e americanas dos últimos quarenta anos. Ele ficou mundialmente conhecido por ser autor das últimas imagens de John Lennon antes de morrer.Começou a exposição do trabalho do fotógrafo Bob Gruen, em São Paulo. A mostra, chamada Rockers, traz em 270 ampliações os retratos que ele fez de cantores e bandas de rock desde os anos 70. Estas fotos estão reunidas num livro lançado pela editora Cosac Naify e pela primeira vez ganham uma exibição num grande museu. Os retratos são fiéis a personalidade de cada astro fotografado. Bob Gruen foi amigo do casal Lennon e Yoko e tinha intimidade com o meio em que trabalhava. Além do livro Rockers, já tem publicado ensaios com a banda The Clash e um livro só com fotos de John Lennon em Nova Iorque entre os anos de 1972 e 1980. Parte dessas fotos estão na mostra que fica aberta ao público até o dia 1 de julho e tem entrada gratuita.
Capa do livro com Sid Vicious clicado em 78No Museu da Arte Brasileira, na FAAP, há quatro imagens gigantes numa lona de seis metros e uma centena de ampliações de um metro quadrado. Tudo espalhado num grande salão escuro que conta a história do rock and roll pelo ângulo de quem o protagonizou. Tem fotos dos Rolling Stones, de Tina Turner no camarim, da Cher ainda nova, do Rod Stewart e até do Supla, que é amigo do fotógrafo e curador da exposição.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário