07/04/2008

FESTIVAL GOUVEIA ART-ROCK

BEDUINOS DO GASOLEO THINKING PLAGUE

VAN DER GRAAF






LES REINES PROCHAINES
MIKE KENEALLY






ANGE
É dos festivais que eu gostava de ver todos os anos.Imperdivel ,imprescindivel,fundamental,para quem gosta de musica.
Gouveia recebe no fim-de-semana, pelo sexto ano consecutivo, o já considerado melhor festival europeu de música progressiva, desta vez com a estreia em Portugal dos lendários Van der Graff Generator e Mike Keneally, guitarrista de Frank Zappa entre 1988 e 1993 (ano da morte do autor de "Hot Rats"), é o último nome do cartaz do Gouveia Art Rock (GAR) 2008.
O Teatro-Cine de Gouveia vai receber sábado e domingo "40 dos melhores músicos do Mundo em oito concertos", estando os bilhetes esgotados há um mês.
Tal como nos últimos anos, o público vem de vários países europeus e americanos e vai "encher a hotelaria e as casas de turismo rural da região", para assistir a um festival "já considerado o mais prestigiado da Europa dedicado às músicas progressivas e de vanguarda".
Em Portugal, é único. No mundo, é raro. O evento chama-se Gouveia Art Rock e é totalmente dedicado à música progressiva. O festival - que já trouxe a Portugal nomes como Robert Fripp, Magma, Amon Düül II, Miriodor e Univers Zéro,Lars Hollmer,e este ano Thinking Plague, Mike Keneally eVan Der Graaf Generator.(estes tenho em casa para ouvir) - chega à sexta edição com mais uma promessa de sucesso. Nos dias 5 e 6 de Abril, passa por Gouveia um lote de músicos pontificado por Van der Graaf Generator e Ange.Os Ange, liderados por Christian Décamps, têm uma "riquíssima carreira", de milhares de concertos e mais de 30 álbuns de rock sinfónico, o último dos quais "Souffleurs de Vers" (editado em Novembro de 2007), mas nunca actuaram em Portugal.
O primeiro dia abre com os portugueses Beduínos A Gasóleo (o mote é o álbum homónimo de 2007)surgidos em 1997 com influências dos Gentle Giant, já estiveram para actuar em 2006 no festival de Gouveia e vão abrir a edição deste ano acompanhados do cantor Janita Salomé,prossegue com o sueco Pär Lindh, considerado o Keith Emerson do actual panorama do progressivo, tem centrado a sua carreira de teclista na citação e recriação de compositores dos últimos três séculos,e os belgas Aranis fundados em 2004, e já com três discos gravados, os Aranis interpretam peças neoclássicas, num ensemble que reúne flauta, contrabaixo, acordeão, piano, violino e guitarra.(em exibição está "Music For An Imaginary Film") e o multi-intrumentista norte-americano Mike Keneally (virtuoso que chegou a trabalhar com Frank Zappa), até desaguar nos intensos e abrangentes tons sinfónicos que os franceses Ange vêm delineando desde a década de 70. A banda de Christian Décamps vem apresentar "Souffleurs de Vers", lançado no ano passado.
Para o segundo dia estão agendadas as actuações dos suíços Les Reines Prochaines (já ouviu falar em cabaret de vanguarda? fundados há 20 anos em Basileia, apresentam um espectáculo "em tom provocatório de cabaré vanguardista", com influências "da valsa ao punk, do `lied` romântico ao tango, passando pelo rock e pelo jazz". e dos vanguardistas norte-americanos Thinking Plague, fundados em 1983 em Denver, filiam-se na estética vanguardista do movimento Rock-in-Opposition, com música de "grande riqueza rítmica e tímbrica", quase toda composta pelo guitarrista Mike Johnson,com remate a cargo dos ingleses Van der Graaf Generator que se voltaram a reunir em 2005, vão apresentar-se em Gouveia com três músicos fundadores, Peter Hammill (que actuou a solo no GAR 2006), Hugh Banton e Guy Evans.. Gouveia recebe assim, mais uma vez, o "camaleão" Peter Hammill, uma das mais singulares e marcantes vozes do progressivo, agora à frente da mítica e ultra-influente banda com que, em finais dos anos 60, começou a construir um culto que o elevou ao patamar das maiores referências dos género. Depois de uma longa pausa, o grupo regressou aos palcos em 2005 e ainda não parou - o álbum "Trisector" chegou este ano.


Gouveia Art Rock 2008
Van der Graaf Generator (Inglaterra)Ange (França)Aranis (Bélgica)Thinking Plague (Estados Unidos da América)Mike Keneally (Estados Unidos da América)Pär Lindh (Suécia)Les Reines Prochaines (Suiça)Beduínos a Gasóleo (Portugal)

Gouveia Art Rock 2007
Robert Fripp Soundscapes & The League of Crafty Guitarists (Inglaterra /Argentina / Japão / México / Itália / Alemanha)Magma (França)Isildurs Bane (Suécia)California Guitar Trio (EUA / Japão / Bélgica)Tuner (EUA / Alemanha)Metamorfosi Duo (Itália)Kotebel (Espanha)Caamora (Inglaterra / Polónia)Miosótis (Portugal)

Gouveia Art Rock 2006
Peter Hammill (Inglaterra)Amon Düül II (Alemanha)Present (Bélgica)Alamaailman Vasarat (Finlândia)Matthew Parmenter (Estados Unidos da América)Taal (França)Anekdoten (Suécia)

Gouveia Art Rock 2005
Amarok (Catalunha, Espanha)Arena (Inglaterra)French TV (Estados Unidos da América)Lars Hollmer (Suécia)Miriodor (Canadá)Trape-Zape (Portugal)Univers Zéro (Bélgica)The Watch (Itália)

Gouveia Art Rock 2004
Forgotten Suns (Portugal)Isildurs Bane (Suécia)Periferia del Mondo (Itália)Richard Sinclair Band (Inglaterra)La Torre dell'Alchimista (Itália)Fernando Guiomar (Portugal)

Gouveia Art Rock 2003
Maschera di Cera, La (Itália)Nil (França)Saturnia (Portugal)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails