26/02/2008

FESTIVAL SUDOESTE




Björk é cabeça-de-cartaz do Sudoeste
Björk vai actuar a 7 de Agosto no Festival Sudoeste. A informação é adiantada pela TMN, que este ano será a patrocinadora deste evento e também dos festivais Super Bock Super Rock, Delta Tejo e Super Bock Sagres Fest.
Também a companhia de teatro La Fura Dels Baus, vai apresentar-se na Zambujeira todos os dias do festival, de 7 a 10 de Agosto.

25/02/2008

RESERVOIR DOGS


É raro vermos concertos desta estirpe. Um all star de músicos portugueses recriou um universo rico em imagens e com fatos a condizer e representação cuidada.
Não é inédito mas infelizmente pouco comum musicos Portugueses criarem projectos entre si mais ou menos consagrados, começa a fazer parte da agenda de algumas salas, com o MusicBox a ser um espaço de referência para quem procure recriar outros universos.
Foi o que se passou numa sexta-feira com uma enorme fila à porta do clube do Cais do Sodré, onde Alex, Flak e Luís Filipe Valentim se juntaram ao mais jovem Fred Ferreira ,filho de Kalu baterista dos Xutos e Pontapés(o mentor do projecto) para recriarem canções dos filmes de Quentin Tarantino.
A ideia assentou num alinhamento coerente onde as baladas abriram alas ao boogie funk psycho que se ouve em filmes como «Pulp Fiction» ou o mais recente «Kill Bill». Rui Reininho foi quem mais representou ou não fosse um verdadeiro actor de palco.Já Cláudia F (Micro Audio Waves) levou para casa o prémio sósia pelas suas parecenças com Uma Thurman.

SF JAZZ COLLECTIVE



San Francisco Jazz Collective na Casa da Música
O San Francisco Jazz Collective, de Dave Douglas e Joe Lovano, vai estar na Casa da Música esta terça-feira, para homenagear Wayne Shorter.
Pelo quinto ano consecutivo e pela segunda vez na Casa da Musica,o octeto criado pela SFJazz lança-se numa temporada em que apresenta uma nova composição de cada um dos seus membros, juntando-lhes uma série de arranjos da música de um grande nome do jazz moderno – Ornette Coleman (2004), John Coltrane (2005), Herbie Hancock (2006), Thelonious Monk (2007) e agora Wayne Shorter. O preço dos bilhetes é de 30 euros.Neste momento são dos colectivos mais consagrados e requisitados do jazz contemporaneo,faltar a um concerto deste calibre,não é recomendavel.

21/02/2008

BEATLES







Algumas curiosidades sobre os Beatles.Em Inglaterra anos 60 invenção do carro mini cooper,David Medalla cria obras de arte em movimento,primeiros passos no design-inovação,Klaus Vopram cria a capa de «Revolver»e inicia-se aimportante digressão pelo mundo dos famosos 4 de Liverpool-Hamburgo,Tokio-Filipinas e Estados Unidos.Em Manila,Filipinas tiveram que fugir do país,USA foram banidos porque John Lennon disse que os Beatles eram maiores que Jesus Cristo,em Menphis cidade do Elvis foram censurados e acusados de provocarem disturbios-libertarem bombas,foram dos primeiros a ter uma riqueza enorme,tinham tédio de viajar,nunca se tinham, levado a sério,pensavam que tudo ia acabar no momento como tantas outras bandas,começaram a anular digressões porque não se ouviam em palco,entraram no palácio da rainhaem Buckingam num Bentley infiltrando-se no meio da comitiva real,cheio de prostitutas.

ESG

O lendario grupo nova-iorquino, tocam uma soul doce acompanhado de atitude punk, as irmãs Scroggins vieram à Casa da Musica apresentar o primeiro registo editado em dez anos«Step Off». Renee(voz) e Marie(congas) formam as ESG,que agora contam com a participaçâo das filhas de Renee,-Chistelle(guitarra) e Nicole(baixo). Oriundas do Bronx, as ESG nasceram lado a lado com o funk,hip-hop,post-punk,no wave, e house, tornaram-se num dos grupos mais samplados - Public Enemy,LL Cool J ,D.J. Shadow, Beastie Boys, Nine Inch Nails, e Basement Jaxx, fazem parte da lista. Constantemente citadas como influencia por artistas contemporaneos como Le Tigre ou Peaches, regressam ao activo com «step off» «E» de Esmeralda, pedra preciosa preferida de Valerie-«S» de Safira, a de Renee é o «G» porque as três queriam que os seus albums atingissem o disco de ouro (gold).

19/02/2008

FRANK ZAPPA

Aqui está o comprovativo como eu estive lá 14/5/88.
O alinhamento era este! The Black Page #2 -Packard Goose Medley -Alien Orifice- Ain't Got No Heart- Love Of My Life -Cruising For Burgers- Find Her Finer- Big Swifty (q: Four [M. Davis])- More Trouble Every Day- Penguin In Bondage- Hot Plate Heaven At The Green Hotel -Cosmik Debris -Inca Roads -Sharleena -Bamboozled By Love -Bolero- Crew Slut- The Closer You Are -Johnny Darling -Orange County Lumber Truck Medley- Whipping Post Inesquecível!!!

18/02/2008

PERE UBU - concerto, Casa da Musica

Na noite de 16 Fevereiro reviveu-se uma noite magica,atmosfera e ambiente bem ao estilo art-punkde 1978 com ritmos industriais de fervor caótico,surpreendente de uma personagem com aquela idade.David Thomas e os Pere Ubu protagonizaram um concerto memoravel,ao melhor estilo de quem já leva uma carreira de 33 anos.Ao mesmo tempo decorria em Guimarães a mesma euforia com a icone Lydi
Voçês acham que o Justin Timberlake se preocupa com a vossa próstata?Voçês meninas ,pensam que a Britney Spears se preocupa com o facto de a idade vos engordar e as mamas descairem?Questionava a plateia com o olhar em direcção à minha amiga que se encontrava ao meu lado..tudo num dos momentos de maior empatia com o publico presente.Para trás já David Thomas havia culpado o publico pelas deficiências do som ,de que muito se queixou,abandonou o palco por duas vezes,barafustara com os musicos e com os tecnicos de som exibindo gestos de de zangadíssimo.Temos sido mais ou menos uma fraude até agora,mas mas ainda não desistimos,continuaremos a lutar para vos agradar.O som estava excelente durante o »sound check» mas vieram voçês e estragaram-no,mas como estou a ficar bêbado já não me importo.David apresenta-se em palco com uma postura despreocupada exibindo umas expressões faciais que mais parece um adolescente a fazer birra principalmentequando os flash das maquinas fotográficas reflectiam na sua cara e cativa pela sua voz e presença em palco unicas estando com atenção ao que se passa.O concerto dos Pere Ubu faz-me recordar Captain Beefheart e os psych-garage 13 Floor Elevators do louco Roky Erickson pela intensidade e agressividade da musica.De nove dos 13 albums de originais David Thomas tocou mais musicas do seu ultimo album«why i hate women» "babylon warehouse""flames over Nebraska" uma canção que o Elvis Presley fêz para nós "stolen cadillac" "two girls"Os musicos que o acompanharam destaque para o baterista e para Michele Temple com um baixo vribante por vezes aproximavam do noise rock.Mais uma intervenção de David :acham que o Tom Yorke fazia isto?inclinando-se todo para trás."Final solution" o tema dos Bauhaus tocado pelos Pere Ubu tem uma nova roupagem,ainda assim arrebatadora.
Abertura foi com "slow walking daddy"depois "electricity" "folly youth" "goodnite irene" "Nevada" "perfume" "dark" musica que eu saí a cantarolar no meu sub-consciente e tive que a ouvir repetidas vezes quando cheguei a casa por volta das três horas.
Da primeira parte tocaram os Islandeses MUM banda liderada por Gunnar Orn Tynes com as suas canções pop melancólicas de base electronica, recheada por muitos instrumentos e elementos conseguiram agradar á maioria do publico.Eu penso que não eram a banda indicada para abrir o rock-garage vibrante dos Pere Ubu. IMAGENS DO CONCERTO NA CASA da MUSICA-16/2/08

16/02/2008

DIAMANDA GALAS


Diamanda Galás regressa a Portugal em Março,actua a 6 de Maio no Theatro Circo de Braga, a 8 na Casa da Música e a 9 na Aula Magna em Lisboa para apresentar o novo álbum «Guilty Guilty Guilty».outra vez!não gostei da ultima actuação na Casa da Musica.

PAZ NO IRAQUE


David Bowie e Lou Reed em concerto pela paz no Iraque
Lou Reed, David Byrne, Antony, Laurie Anderson, Blonde Redhead, Scissor Sisters, Damien Rice, Moby, Bill T. Jones e Norah Jones vão dar a cara pela paz no Iraque.
Este conjunto de músicos vai actuar a 18 de Março no St. Ann's Warehouse, em Brooklyn, para pedir a paz no Iraque. Ao seu lado, vão estar diversos oradores a discursar, entre os quais políticos e jornalistas.

PERE UBU


Odeia mesmo as mulheres ou isto é mesmo ficção?«Pergunte ao Snoop Dogg porque é ele que mata tantos policias»David Thomas adora explicar obsessivamente a sua musica.Em Setembro respondeu a perguntas clássicas colocadas no seu site.«não sou pioneiro.Ninguem deverá querer seguir-me.Pere Ubu é um beco sem saída.A forma como abordo a musica é a mesma que era 30 anos.Omundo muda.Pere Ubu não.A realidade dos Pere Ubu é a capacidade de produzir rock com um groove brutal,não me interessa«fazer algo novo»interessa-me o rock mainstream como voz da experiencia folk americana.Pere Ubu é rock mainstream.Justin Timberlake é musica experimental.Robbie Williams é vanguarda.Britney Spears está contente a inventar sempre algo de novo.NOVO é um esquema para enganar estudantes e outros INGÉNUOS.
"Poucos críticos musicais são tão bons no seu trabalho como estou no meu"
David Thomas não poupa ninguem,em uma entrevista com o St. Petersburg Times. Basta dizer, eu estava um pouco nervoso ao relizar a entrevista para o homem, cuja dieta tem notoriamente incluídos piss e vinagre. Na década de 1970, Pere Ubu abriu o caminho para o rock experimental noisemakers como Television e Sonic Youth. A música foi off-kilter weirdo-rock combinando elementos de garagem " encontrou" som experimentalismo e sintetizadores analógicosa voz era selvagem e imprevisível,assemelha mais a um instrumento sobre uns Captain Beefheart do que a uma voz cantando. Bem como os antecessores Can, Velvet Underground e Captain Beefheart, Pere Ubu andam à frente do seu tempo. Isto significa, naturalmente, que eles na obscuridade até os críticos derramavam elogios sobre a obra deles. "Não foi à frente do nosso tempo", diz Thomas de sua casa, na Inglaterra. "Outras pessoas ficaram para trás no tempo.Os Pere Ubu fazem "avant-garagem" rock os críticos-como de costume para tentar definir a banda, a fim de compreender-lhes lutam com definições e condições. "Primeiro fomos' industrial ', então, se tornou" pós-industrial ", e então se tornou" pré-industrial ", diz Thomas. "Essas frases são nonsenses inventadas por jornalistas preguiçosos e a predatória record empresa ". Pior ainda, alguns conotaram-nos com o movimento punk dos anos 70, que Thomas considera insultuosos."Punk foi um imperialista agarrar a outra pessoa da cultura alimentada por frango-hawkers, corporações multi-nacionais, estrangeiras e de um garoto que queria vender roupas".
"Sim, somos' destinados 'para obscuridade", diz Thomas. "No fim das contas, não somos bons o suficiente para sermos populares. Será que para aspirar a ter sucesso comercial é preciso que todas as bandas que tenham sucesso comercial conseguido fizeram concessões aos factos que correm o setor. Quase cada banda tem temperados ou "racionalizado", pelo menos, um álbum com vista a atração na aventura das vacas que pastam sobre o assolador da pradaria que é a música popular. É comprovado o caminho para se tornar uma estrela.Os Pere Ubu por outro lado sempre se recusaram sujeitar-se a tais compromissos.Não sabemos como nos auto-promover", diz Thomas.Não podemos ser incomodados quando fazemos uma turnée mais do que queremos, sempre se recusou a dormir no chão ou não receber o pagamento ou tocar em intermináveis shows ". Ora se nós não fazemos isso muito bem, não estamos? Esse é o ponto ".
Chegou hoje o dia pelo qual esperei 18 anos para ver os PERE UBU ao vivo, será na Casa da Musica no Porto,que seja.

THE RESIDENTS


THE RESIDENTS A MAIOR BANDA DO MUNDO!!!!!!
Estou agradecido à internet,aumentou os meus conhecimentos,vi novos videos,novas fotos,fiquei a saber ainda mais sobre os misteriosos e inclassificaveis- the Residents.Esquecidos pela imprensa Portuguesa,quase nada foi publicadopor cá.Como é possivel?
Continuam a ignorar os artistas que não têm presente-passado-futuro,que permanecem gloriosamente actuais,fora do seu tempo,fora de MODAS COMO TODOS OS PROJECTOS VERTICAIS.
THE RESIDENTS foram dos primeiros na musica/arte a usar os suportes digitais.Ninguem falava em CDROM-já editavam «freak show»Os THE RESIDENTS são unicos,originais marcam a diferença,andam um passo à frente.Outros como eles não chegaram tão longe.Sim há mais artistas que deixaram sementes para as novas gerações,mas os the Residents carregam outras cosmologias.Quantas bandas se orgulham de ter um filme/video no Museu Moderno de Nova Iorque-MOMA.Na longa carreira de 35 anos gravaram 24 albums originais,14 videos/dvd,8 livros,4 specials albums,multimedia compilações........
Por tudo o que realizaram na musica contemporanea mereciam o reconhecimento de todos os que gostam de ARTE.

14/02/2008

THE RESIDENTS

Hoje dia de S.Valentin estou um saudosista estou de bem com os deuses,vou oferecer um presente a mim proprio um tributo com os videos da minha principal banda PREFERIDA.

SNAKEFINGER+the RESIDENTS

Quando falo ouço ou escrevo sobre os the RESIDENTS falta-me as palavras,as belas imagens representam o meu sentimento.

SNAKEFINGER

A minha principal banda preferida são os the RESIDENTS,mas não me esqueço de SNAKEFINGER e RENALDO and the LOAF.A emoção é muita apetecia-me estar sempre a escrever sobre eles,mais ainda descobrir,saber tudo relacionado com a historia e factos.Sem mais palavras deixo as imagens falar por mim.

13/02/2008

THE MADCAPS:ECCENTRICS AND DEAMERS

Aqui vai uma lista de musicos que marcaram a musica,e por excentridades-paranoias. SKIP SPENCE-faleceu em 1999 chegou a ser homeless. ARTHUR LEE dos LOVE morreu de cancro em 2006. ANTON NEWCOMBE lider dos Brian Joestown Massacre é um lunático. SID BARRETT- tomava LSD e ácidos. G. G. ALLIN- escatológico em palco (na foto). BRIAN WILSON-ectasy. SPARKS-exuberantes,extravagantes. MARK SMITH dos de Fall alcoólico. PHIL SPECTOR- inventor do chamado Wall of Sound. LUKE STEELE aka Sleepy Jackson. KEVIN SHIELDS dos My Blood Valentine. ROBERT POLLARD dos Guided by Voices. MOJO NIXON-college rock,blues,rock n' roll. ROKY ERICKSON lider dos 13th Floor Elevators-psiquiatria,paranoia,drugs,schizophenie. DEVIANTS-psycadelicos. THE FROGS-indie-rock psych. WARN DEFEVER lider dos His Name Alive

BOXHEAD ENSEMBLE


Reunem-se quase secretamente para um determinado proposito quase sempre musical ,este colectivo rotativo já incluiu nomes como Simon Joyner, Will Oldham,Edith Frost,Ken Vandermark e os the Tren Brothers.O membro central é Michael Krassner figura de Chicago,produtor,musico,director na banda Lolly Pillars,formaram-se oficialmente em 1996 mas em 1991 o cinema foi o elemento que os juntou.Realizaram musica para um filme documental de Braden King chamado«the original pantry café»extra que saiu no DVD de 2007.Os Boxehead Ensemble exploram a musica classica,experimental,jazz,noise e o country.Pode-se falar de influencias de Brian Eno,Alva Noto,Harold Budd,R. Sakamoto e Good Speed Black Emperor e Ry Cooder.Michael Krassner diz que se sente interessado com os trabalhos de David Pajo dos Slint,Keith Fullerton Whitman dos projectos que vem de Chicago e da editora Kranky.

GURUS IN ROCK







Morreu o guru dos Beatles Maharishi Mahesh Yogi que divulgou as tecnicas de meditação transcendental dos Beatles assim como a outros em todo,morreu aos 91 anos.Yogi tornou-se mundialmente conhecido apartir do momento em que foi procurado pelos 4 de Liverpool,cujas carreiras influenciou.Mas existe mais artistas que tambem recorreram à inspiração de tecnicas utilizadas pelos mestres gurus.
Pete Townshend descobriu o mestre Meher Baba para o ajudar nos problemas das drogas,dedicou-lhe uma musica «baba o' reily»
Swami Satchidananda foi o speaker que abriu o festival de Woodstock, é professor de yoga e Carole King em 1978,Rivers Cuomo dos Weezer,John Fahey no album «american primitive»e Alice Coltrane em «journeyto .....»tambem dedicaram musicas e experimentaram as suas tecnicasde meditação.
A terapia utilizada por Phil Towle concentrava-se na melhoria da performance,entrou no mundo da musica no filme documentario dos Metallica «some kind of monster».
Sri Chinmoy vegetariano tinha nos devotos Carlos Santana e John McLaughlin.
O guru Bapak adptava o slogan «great life force»encorajou Jim McGuinn dos Byrds a mudar o nome para Roger Mc Guinn,dizia que a letra «R»melhorava a vibração com o universo.
John Lennon,Yoko Ono recorreram à psycoterapia do guru Arhtur Janov/Werner Erhard.
A terapia «none as such»de Eugene Landy influenciou Alice Cooper,Brian wilson e Richard Harris.
J. Mascis dos Dinossaur Jr recorreu ás tecnicas de meditação de Sri Maja Amritanandamayi em 2007,gravou no album a canção «chant for Amma»

12/02/2008

HOT CHIP

Recente revelação folk music da era industrial,é a minha banda actual favorita,particularmente aprecio o 2ªalbum «the warning»declara Robert Wyatt.Os Hot Chip vêm na linhagem dos excêntricos British Oranje Juice e The Beta Band.Será que vão ser uma banda que vai marcar a historia da musica?? O frontman Alexis Taylor,lider,singer,letrista,songwriter,admira Leonard Cohen,Bill Callahan,Wil Oldham e Miles Davis.Os inquietos e criativos membros envolvem-se em outros projectos. Alexis Taylor colabora nos Sring Hell Jack. Al Doyle e Felix Martin DJs de minimal-techno e tocam com os LCD Soundsystem. Owen Clarke é artista gráfico. Mas os herois do grupo são os alemães CAN e as suas influências encontram-se entre,R&B-Krautrock,Techno-Folk,temperada com a sensibilidade da pop moderna. No futuro querem alcançar o sucesso dos Radiohead mas só quando estiverem preparados para dar o salto.

AND ITS GOODNIGHT


Ike Turner,Freed Chichin,John Petersen(fundador dos Beau Brummels)Derek Bailey e Karl H.Stockhausen,deixaram o mundo dos vivos.Stockhausen 1928-2007 compositor alemão mestre do avant-garde,teve uma vida atormentada a mãe foi morta pelos nazis,associavam os ritmos da sua musica ás marchas militares,experiencias negativas que afectaram a sua musica.Junto com Pierre Boulez conduzem à revolução da musica classica onde produzem um imenso trabalho,óperas peças orquestrais e corais.Nos meados da década de 50 abraçou o mundo das electronicas,tornou-se numa figura de culto e influenciou bandas como os Beatles,Brian Eno os alemães Can,Tangerine Dream e Kraftwerk.Referenciado por Frank Zappa e pela imaginativa West Coast acid-rock americana.Outros artistas que citam Stokhausen como influencia,David Bowie,David Sylvian,Cabaret Voltaire e a islandesa Bjork.

11/02/2008

CORMAC MC CARTHY

Considerado um dos maiores escritores do romance americano ainda vivo Cormac Mc Carthy nasceu em Rhode Island em 1933.Vive actualmente em Santa Fé com a mulher e o filho é autor de nove romances.Raramente se deixou fotografar e só deu a única entrevista nos ultimos 30 anos,há Ophra Winfrey.Eu tenho os livros«este país não é para velhos»e a «estrada»este vai ser adptado ao cinema pelo Australiano John Hillcoat.Hollywood anda na mira e segue o filão Mc Carthy.Começa a estrear a adptação dos irmãos Ethan e Joel Cohen que realizaram de «no country for old men»que vai ser candidato aos oscares de 2008 e vai marcar a abertura da 28ª edição do Fantasporto.Mas não acaba aqui o interesse pela visão deste enigmático americano,o realizador Ridley Scott trabalha na versão cinematográfica do excelente livro
«Meridiano de Sangue».

BROOKLIN-the new bands

Hoje Brooklin,amanha o mundo.Surgiu uma nova onda de bandas no East Village em Brooklin.Já «sound of silver»do genial James Murphy elegia os simbolos de N. Y. desde os Velvet Underground,Studio 54,club CBGB,psychedelic rock,à musica Africana e disputando o território do soft-rock dos anos 60. YESAYER-quarteto de rock experimental aproximando-se de Brian Eno,White Noise,harmonias tribais lembrando os Animal Collective.Tem um fascinio por Peter Gabriel. MGMT-duo que ao vivo se expande para quinteto,apresentam uma pop perfumada de David Bowie,Todd Rundgren,melodias espaciais á Spiritualized. DIRTY PROJECTORS-o lider Dave Longstreth formado em Yale concebe um mosaico baroque-pop classico,R&B dos anos 90 num divertido puzzle musical projectandoum moderno American-pop. VAMPIRE WEEKEND-o guitarrista e vocals Ezra Koenig mantem as suas referencias academicas,as letras e o som suave consegue encantar construindo uma indie-pop à Oranje Juice e the Shins. GRIZZLY BEAR-pop atmosferica lembra as bandas da editora Warp já são uma certeza. GANG GANG DANCE-comunidade arty charmosa de punk-funk. HIGH PLACES-folk electronica similar ao trabalho realizado por Panda Bear. EFFIBRIEST-citam o primitivismo das imagens psicadelicas. CHAIRLIFT-electro-pop extravagante primos dos Deerhoof. DRAGONS OF ZYNTH-ritmo excêntrico,selvagem afro-beat.

Geniais







A hisória da musica está recheada de casos que só décadas mais tarde consegue revelar os autores que gravaram no passado saíram do silêncio e continuam actualíssimos.são genios assim que cada vez mais contribuem para que eu goste de musica.Há muitos exemplos,que ainda hoje persistem como fenómenos de culto-JUDEE SILL,KAREN DALTON,VASHTI BUNYAN.......

BACK IN 80s

Anos 80 o regresso,Rambo,Star Treck,Indiana Jones,Steven Spielberg,Madonna,Michael Jackson.Oque é isto?estamos nos anos 80?As saudades dos anos 80 não começaram agora mas faz sentido agora,nunca como hoje tiveram um tão longo alcance,revivalismo,reabilitação?Muita da musica actual toma os anos 80 como referência.Madonna faz 50 anos e vai lançar novo album,Michael Jakson comemora os 25 anos de «thriller»o disco mais vendido de sempre,e regressa com novo album,mistério o lançamento,será feito através da internet de forma inovadora.Como vai reagir o publico depois dos escandalos sexuais?Os U2 regressam com novo disco de originais e dizem que vai ter influências trance music e guitarras fortes e o som vai soar a nada que alguem tenha feito anteriormente.Será? 1980 foi lançado o primeiro album dos U2«boy»,os Joy Division e os Echo &Bunnymen editam os albums de estreia,mais tarde realiza-se o Live-Aid.

BACK IN 80s

Era natural que depois da vaga dos anos 70 se chegasse aos anos 80.Cada década se apresenta geralmente contra a anterior,diz Alexandre Melo critico arte e assessor do primeiro ministro.Anuncia que no seu proximo livro vai saber se a cultura actual ainda é capaz de gerar estrelas?Diz que não,o conceito de celebridade neste tempo de myspace-youtube-blogues-televisão vulgarizou-se demasiado.E a emergência de novos protagonistas é dificel agora de criar uma mega estrela que esteja em forma acima de tantas outras que existem ao mesmo tempo o DVD a internet o aumento do acesso aos produtos culturais ameaçam tornar o calendário social irrelevante.As coisas deixaram de ter o lado de acontecimento que tinham.A noção de estrela vai deixar de existir daqui a vinte anos,alerta Joaquim Leitão.As coisas hoje em dia são mais efémeras,hoje em dia é dificel que os artistas pop consigam perdurar tanto tempo,quanto por ex:a Madonna,ela era algo de inacessivel,hoje há poucos icones,cada novo album é carimbado como um acontecimento.Talvez seja por isso que agora estejam a regressar os icones dos anos 80.No cinema passa-se o mesmo,a industria do cinema Americano precisa (a musica)de herois.Qual é a grande personagem do cinema Americano dos ultimos tempos? Nunca como hoje a citação de ANDY WARHOL faz todo o sentido.

09/02/2008

ARCHIE BRONSON OUTFIT



Em 2004 quando conheci os Archie Bronson Outfit fiquei imediatamente um fã,inclusive no seu primeiro album toda a critica reconheceu como um projecto de qualidade.Reconheço que este trio Inglês,praticam um psych-blues-rock cheio de vitalidade,acrescentam algo de positivo a esta industria musical que tanto necessita de bandas originais e não cópias de umas das outras.Foram descobertos por acaso pelo patrão da Domino Records quando actuavam no seu pub preferido.Em Março 2006 editaram o excelente «derdang derdang»foi eleito em todas as publicações como um dos grandes discos do ano.

08/02/2008

KREMLIN

Os britânicos Deep Purple actuam na próxima segunda-feira, dia 11 de Fevereiro, em Moscovo, na Rússia, numa festa privada no Kremlin, promovida pela empresa Gazprom, que contará com as presenças do presidente russo, Vladimir Putin, e de Dmitri Medvédev,o candidato às proximas presidenciais que confessou ser fã desde os tempos de escola e possui toda a discografia dos Deep Purple surgidos em 1968 é ainda admirador dos Led Zeppelin e dos Black Sabbath .O convite de estrelas internacionais para festas privadas tem sido recorrente na Rússia, com os grandes empresários a pagarem fortunas para ouvir e ver ao vivo nomes como George Michael, Shakira, Jennifer López ou Beyoncé. Recentemente em França, o norte-americano Lou Reed aceitou actuar para um grupo de 500 empresários e banqueiros de Paris A corrupção é mundial.Sinais do capitalismo selvagem que os Russos aprenderam com os Americanos,e com os Europeus.

Paredes de Coura



Os Sex Pistols são o primeiro nome confirmado para o Festival de Paredes de Coura. A banda toca a 31 de Julho.

07/02/2008

SONGWRITER

Para quem (como eu) tem e conheceu o songwriter cantautor e a sua perola «the novelist/walking without efforts»ouve novo,album agora editado esqueçam tudo o que ouviram anteriormente,«instruments of science and technology»percebe que Richard Swift idealizou e realizou os seus filmes numa banda sonora digital.Adicionando as suas referencias com uma sonorização de sintetizadores kraut-rock à NEU,enquadrando com momentos ambientais de Brian Eno e a Klaus Schulze.As criticas não tem sido positivas.

DEAD COMBO


Com um percurso ascendente na musica moderna Portuguesa o duo Tó Trips na guitarra e Pedro Gonçalves no contrabaixo os Dead Combo, no seu proximo album contam com a presença de Carlos Bica e de King Congo Powers.Este terceiro disco uma vez mais vem confirmar o estilo musical que os vem caracterizando,faz lembrar o oeste americano,o tango argentino e o mexico mariachi com rock'n roll e surf rock.

01/02/2008

UNDERGROUND

Matt Valentine é um pioneiro das vanguardas,em 1995 fundou os Tower Recordings colectivo marcante da musica marginal americana.Nos ultimos tempos tem surgido grupos que seguem estas tendencias como os Six Organs of Admitance,Comets on Fire,No Neck Blues Band ,Samara Lubeski,Magik Markers.Quando assisti ao concerto de Matt Valentine-Erika Elder em Serralves senti que não estavam reunidas as condições para eles actuarem devido á hora(15h)o local,ao cenario,tiveram problemas com o som,e as pessoas não estavam ali porque gostavam.

MATT VALENTINE

A não perder hoje em Braga os MV & EE with the Golden Road,o duo inseparavel,pioneiro da folk experimental.Matt Valentine e Erika Elder juntam nas suas canções,guitarras electricas com efeitos dos«pedal steels» as percussões,a harmónica o ambiente caracteristico do seu som campestre, evoca o estado rural de Vermont, onde vivem,reconciliam as influências de psicadelismo blues,raizes do free jazz e do avant-garde americano,transformamdo num folk rock excitante e simples.

CONCERTO


Apontar na agenda o concerto de José Gonzalez em Portugal,29 Abril Lisboa,e a 30 no Sá da Bandeira Porto.Hoje na ZDB,Lisboa oportunidade única para ver um dos projectos fascinantes da vanguarda europeia - ZU.Trio Italiano formado nos anos 90,que tem colaborado com gente como Mike Patton,Melvins,Ken Vandermark e Damo Suzuki.Na primeira parte actuam osTropa Macaca que fazem parte da nova cena musical alternativa Portuguesa.

Visitem a pagina www.myspace.com/zuband

PROXIMO HIT




Pedro Abrunhosa abre casting para encontrar cantor.
Vai lançar um casting para escolher uma parceiro que consigo irá cantar «Pontes Entre Nós». Ultima hora noticia é avançada no credivel site da TIME,e revela que já foi encontrado o vocalista-é o EMPLASTRO,ex.kalasnikov,banda que fez sucesso na decada 50-60.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails