O Doclisboa'13, cumpre este ano a sua 11ª edição e tem inicio marcado para 24 de Outubro, prolongado-se até ao dia 03 de Novembro.
Depois de ter inaugurado em 2012 a secção Passagens, com instalações de Chantal Akerman e Pedro Costa, este ano o Doclisboa traz a Lisboa obras de Rainer W. Fassbinder, Hartmut Bitomsky, Elizabeth Price (Prémio Turner 2012) e Camille Henrot (Leão de Prata na Bienal de Veneza 2013).
«The Stone Roses: Made of Stone», de Shane Meadows, no Doclisboa'13.
Em 2012 deu-se uma ressurreição que ninguém julgava possível, quando a lendária banda Stone Roses regressou aos palcos. Com um acesso inédito a imagens de arquivo, «The Stone Roses: Made of Stone» é uma viagem pelo mundo da música e pela vida de uma das bandas mais influentes da história da música britânica.
Da autoria de um dos melhores cineastas britânicos da actualidade, Shane Meadows dá ao filme o seu estilo, humor e profundidade emocional, revelando materiais exclusivos da emblemática banda pop inglesa e registando a banda em trabalho e no seu quotidiano durante os ensaios para o muito antecipado regresso, que culminou em três triunfantes espectáculos de boas vindas no Heaton Park, em Manchester, perante 200 mil fãs ao rubro.
«The Stone Roses: Made of Stone» estará também disponível em DVD a partir de 15 de Novembro.
Hélio Oiticica
César Oiticica Filho | 94' / Brasil / 2012
Retratos
Um filme sobre o tio do realizador, Hélio Oiticica (1937-1980), um dos artistas brasileiros mais importantes do séc. XX, iniciador do movimento cultural Tropicalismo, associado a músicos como Caetano Veloso e Gilberto Gil. Renunciando a narração e a análises de especialistas, o filme permite a Oiticica ser ele mesmo a contar a sua vida e a explicar a sua arte.
O filme será antecedido pelo video clip Free Pussy Riot! Pokazatelnyy Protsess: Istoriya Pussy Riot / Pussy Riot: A Punk Prayer.
Mike Lerner, Maxim Pozdorovkin | 86' / Reino Unido, Rússia / 2013 Heart Beat.
Três jovens mulheres encaram sete anos de prisão, na Rússia, por uma performance satírica, numa catedral de Moscovo. Enquanto Nadia, Masha e Katia defendem as suas convicções, numa jaula, dentro do tribunal, os membros das Pussy Riot ainda em liberdade planeiam novas performances de guerrilha.
O
Doclisboa propõe repensar o Documentário nas suas implicações e
potencialidades: o cinema apresenta-se aqui como uma prática que permite
encontrar novos modos de pensar e agir no mundo, assumindo desta forma
uma liberdade que supõe uma íntima implicação entre o artístico e o
político. O que procuramos é dar a ver filmes que eventualmente nos
ajudarão a compreender o mundo em que vivemos e a encontrar nele
possíveis forças de mudança.
Sem comentários:
Enviar um comentário