28/01/2013

JOÃO RICARDO PEDRO


O escritor João Ricardo Pedro recebeu o  Prémio LeYa 2011, com o seu primeiro romance intitulado 'O teu rosto será o último'.

Em 2009, quando ficou desempregado, o engenheiro electrotécnico João Ricardo Pedro decidiu cumprir um sonho que tinha há muito tempo: "No dia seguinte, fechei-me em casa e comecei a escrever um livro." Passou assim dois anos. Completamente concentrado na escrita.

Depois, entregou o livro na Leya, para concorrer ao prémio que a editora atribui anualmente, e voltou à sua vida. Casado e com dois filhos, para sobreviver dá explicações de matemática.

O autor recebeu no Palácio Galveias, em Lisboa, o prémio de 100 mil euros, o mais valioso para a literatura em português, criado em 2008 e visa distinguir um romance inédito escrito em português.

 A cerimónia de entrega do Prémio Leya, que será presidida pelo Primeiro Ministro, Dr.º Passos Coelho, contará ainda com as presenças de Manuel Alegre, presidente do juri do Prémio Leya,(disse que este foi um dos prémios Leya mais disputados) de Miguel Pais do Amaral e Isaías Gomes Teixeira, Chairman e CEO da LeYa, respectivamente.

Relativamente à obra premiada, "O teu rosto será o último", o júri salientou a "composição delicada de histórias autónomas, que se traçam em fios secretos", considerando que o romance, "apoiado em imagens fortes, constrói um perturbador painel do presente português".


O romance relata a história de uma criança, nascida em Portugal no período da Revolução do 25 de Abril e segue o seu percurso até aos 17 anos, acompanhada pela família. Sobre a possibilidade do livro ser um reflexo da experiência profissional, o escritor esclarece que "há algumas semelhanças, mas não é uma autobiografia".

O júri considerou, também, que "as personagens instigantes, geradas por uma linguagem marcada pelo lirismo e pela violência do quotidiano, transitam em relatos atravessados por elipses e interrogações". Os jurados sublinharam, ainda, o "referencial erudito" e o "poder de imaginação" que o romance, a publicar pela Leya, evidencia.

 

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails