Dr. Feelgood é uma banda britânica de pub rock formada em 1971. O nome da banda é uma gíria da droga heroína ou para o médico disposto a sobrescrever drogas.
Também é referência para uma gravação feita em 1962 pelo pianista americano de blues Willie Perryman (também conhecido como “Piano Red”) chamada “Dr. Feel-Good”, a qual Perryman gravou sob o nome de “Dr. Feelgood & The Interns”.
Algumas bandas britânicas fizeram versões da música nos anos 60, incluindo Johnny Kidd & The Pirates.
Vindos de Canvey Island, Essex, são mais conhecidos pelos primeiros singles como “back in the night” e “Roxette”, apesar de seus anos mais produtivos comercialmente terem sido do começo ao meio dos anos 70.
Eles continuam gravando e fazendo turnés atualmente.
O som distinto de R&B britânico da banda era centrado nos movimentos rápidos da guitarra de Wilko Johnson.
Junto com Johnson a formação original da banda incluia o cantor Lee Brilleaux e a seção rítmica de John B. Sparks, conhecido como “Sparko” no baixo, e John Martin, conhecido como “The Big Figure”, na bateria.
Como vários representantes de pub rock, o Dr. Feelgood ficou conhecido primeiramente pela sua grande energia em performances ao vivo, mas também contava com álbuns de estúdio populares como “Down by the Jetty” (1974) e “Malpractice” (1975).
O estouro da banda foi com o álbum ao vivo de 1976 “Stupidity”, que alcançou o número 1 nos tops do Reino Unido de álbuns.
Mas após o próximo disco “Sneakin Suspicious”, Johnson deixou a banda por conflitos com o vocalista Lee Brilleaux.
Ele foi substituído por John “Gypie” Mayo.
Com Mayo, a banda nunca foi tão popular quanto com Johnson, mas ainda assim conseguiu seu único hit top ten em 1979, com “Milk and Alcohol”. Johnson nunca atingiu grande sucesso fora da banda e os fãs sempre especularam uma possível volta dele à banda, o que nunca ocorreu.
Sem comentários:
Enviar um comentário