De Rothko a Michelangelo e a Rembrandt, parece ser os trabalhos mais poderosos de arte que atraem os vândalos.
Rothko desfigurado na Tate Modern
Alerta vermelho ...a pintura desfigurada de Mark Rothko Seagram na Tate Modern.
Fotografia: postada no Twitter.
Murais Seagram de Mark Rothko são grandes obras de arte dadas livremente à Grã-Bretanha. São glórias do nosso património artístico - maravilhas americanas preservadas permanentemente em Londres.Agora uma foi apagada.
A idiotice de alguém escrevendo num desses vidros-escuros, em pinturas de sangue é horrível. Ninguém parou o canalha. Uma testemunha twittou o criminoso, "tag" a pintura. Foi um assalto patético.
Mas por que são sempre as maiores obras de arte que ficam danificados desta forma?
Porque as pinturas Seagram estão entre os verdadeiros tesouros de arte do mundo. Eles têm um poder que se expande na sua mente quando você olha para eles.Desfigurar uma delas é desfigurar algo com a vida e magia.
É
um facto horrível, porque é que as pessoas e porque motivo se sentem
compelidos a fazê-lo numa galeria de arte, e não ficar de pé e olhar, mas
rabiscar, ou atirar ácido, ou a bater com um martelo, tendem a escolher as
obras mais potentes e autoritárias de arte para os seus assaltos. Parece que há uma força psíquica na arte verdadeiramente grande que chama o atacante.
Em 1987, um homem disparou uma espingarda no desenho de Leonardo da Vinci Burlington na National Gallery. Este é um projeto de grande escala para uma pintura em que a Virgem Maria se senta no colo de sua mãe Ana. Esta é uma imagem com grande poder psicológico que fala intimamente de mães e filhos.
Então,
alguém com uma mente confusa poderia encontrar provocações,
ressonâncias, para o fazer, escolher essa e todas as obras de arte para
a explodir com uma espingarda.
O mesmo poder profundo emana das pinturas de Rembrandt. A sua Danae no Hermitage St Petersburg consegue ser sobre sexo e Deus ao mesmo tempo. Uma mulher nua num quarto de luxo recebe um visitante divino numinoso. Rembrandt confronta o espectador com a força do desejo e do terror de deus. Em 1985, um homem atacou esta grande pintura com ácido sulfúrico.
Pietá de Michelangelo é outra obra de arte que toca as nossas almas. Aqui é um jovem, morto, nos braços de sua mãe. Michelangelo torna a carne do corpo frágil de Cristo de modo real.
Mais uma vez uma obra transcendente de arte foi atacada, desta vez com um martelo, em 1972.
Sem comentários:
Enviar um comentário