O duo londrino de Alex (Ayuli) e Rudy (Tambala), ajudou a inaugurar em dois importantes movimentos musicais na Inglaterra. O 12 polegadas dance single "Pump Up the Volume", uma colaboração em1987 com membros dos Colourbox o grupo ad hoc M / A / R / R / S, introduziu a estética scratching e sampling, música hip-hop, house americano e o mainstream britânico, onde continua a ser uma parte integrante da cultura rave e as suas consequências.
AR Kane: como inventar shoegaze sem realmente tentar, 'People expected us to play reggae. They got a wall of feedback' … Rudy Tambala.
Rudy Tambala diz, sua banda AR Kane nunca deve realmente ter existido. Certamente era um sonho? Dois jovens de dreads do leste de Londres, amigos desde os oito, ambos - de forma independente - tropeçaram nos Cocteau Twins, e no music show The Tube do Channel 4, em meados dos anos 80 ... e o encontro mudou subitamente as suas vidas .
"Eles não tinham baterista", brinca Tambala, agora uma "estratégia da música digital". "Eles usaram fitas e tecnologia e Liz Fraser parecia completamente de outro mundo, com aqueles olhos grandes. E o barulho que sai da guitarra de Robin! Essa foi, 'porra! nós poderíamos fazer isto! Nós poderíamos expressar-nos assim! ".
A musica Rudy Tambala e o seu parceiro Alex Ayuli foi uma explosão de criatividade intensa entre 1986 e 1994 - agora coletados numa nova compilação, The Singles Collection.
Na 4AD, AR Kane ajudaria a criar um dos grandes discos do início da era acid house - e a primeiro sample baseada no Reino Unido a n º 1. Pump Up The Volume foi um meio de single duplo, lançado em 1987, que lançou as guitarras AR Kane berrando sobre uma matriz de samplers e uma batida house. Todos esperavam talvez 100.000 cópias. Quando vendeu aos milhões quase terminou a 4AD, que simplesmente não conseguia lidar com um registo tão grande.
Criativamente,as exuberantes melodias pop, guitarras noisey, a marca d´ água AR Kane, veio com o LP de estréia em 1988, 69.
"69 is a gem," smiles Tambala. "We wanted to go as far out as we could, and in doing so we discovered the point where it stops being music."
Mais dois álbuns seguidos, mas, como diz Tambala ", a energia tinha ido" e os dois seguiram caminhos separados em 1994.
Eles cresceram dos "clubes muito, muito estranhos" para romanticos novos pontos de encontro, a festas electronica. Alex era parte de um soundsystem dub, enquanto Rudy veio da cena de jazz funk ", uma mistura de gays e heteros, preto e branco e asiático". A música que fez como AR Kane -mistura de dub, feedback, , psychedelic dream-pop, house e free jazz- ainda pode ser ouvido em artistas como Radiohead, Four Tet , Animal Collective e Burial.
"E My Bloody Valentine", Tambala diz. "Eles eram uma banda de indie jangly até que colocar para fora, Baby Milk Snatcher, em 1988. Repente, diminuiu tudo em camadas com feedback. E fizeram isso melhor do que nós,o que foi interessante."
The Complete Singles Collection sai a 1 Outubro via One Little Indian.
Sem comentários:
Enviar um comentário