28/05/2012

JOHN LENNON + YOKO ONO

 "Some Time in New York City"  foi lançado em 1972 como álbum de John Lennon pós-Beatles, o terceiro (e seu quinto com Yoko Ono). Crítica e comercialmente o álbum não se saiu bem, especialmente em comparação com álbuns anteriores de Lennon. "Imagine" tinha acabado de sair em 1971, e comparativamente este era impetuoso, forte e mais reflexivo das suas políticas e novos ambientes geográficos da época, em Greenwich Village.

Conforme documentado no The EUA vs John Lennon, quando Lennon e Ono se mudam para Manhattan em 1971, foram confrontados com muitas questões políticas e, quase imediatamente contactados pelos activistas Jerry Rubin e Abbie Hoffman. Dentro de um ano, o FBI abriu um arquivo em Lennon, certo de que ele faria algo para humilhar o presidente Nixon.  

O movimento do casal foi todo documentado como eles tentaram encontrar motivos para a deportação. Segundo a Wikipedia "" Some Time, in New York City "foi embalado como um jornal [especificamente The New York Times] o evento com a capa do álbum, causou consternação ainda mais com uma foto alterada de Richard Nixon e de Mao Tse-Tung dançando nús e juntos. (A foto foi gomada com um adesivo, mas em muitas cópias foi emitida, com um selo não-removível.) "

Um segundo disco de bônus ao vivo chamado "Jam Live" foi adicionado ao álbum, performances com Frank Zappa e os The Mothers of Invention de um show no Fillmore East em 1971 foi incluído. O capa interior do álbum traz uma cover de Zappa do  álbum "Fillmore East: June 1971" com créditos e rabiscos do proprio Lennon a tinta vermelha sobre a arte original.

Uma das únicas vezes que qualquer das músicas deste álbum foram tocadas ao vivo foi em 30 de Agosto de 1972 no MSG quando Geraldo Rivera convidou Lennon e Ono para fazer um show de beneficiencia, chamado "One to One" (o então presidente da câmara de Nova York John Lindsay, declarou a data  como o "One to One Day").

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails