Pintura de Paul Cézanne(1839-1906), foi vendida a uma família do Qatar por valor recorde, batendo pelo dobro a obra ‘Desnudo, hojas verdes y busto’, de Picasso. Até aqui, o recorde pertencia ao ' Número 5, 1948', de Jackson Pollock, que tinha sido comprado em 2006 por 150 milhões de dólares (cerca de 106 milhões de euros).
O que dava para fazer com 190 milhões de euros, 250 milhões de dólares, isso mesmo, 38 milhões de contos na moeda antiga. Pois bem, uma família do Qatar resolveu que nada melhor que investir em arte.
A tela dá pelo nome de ‘Os Jogadores de Cartas’, foi pintada por Paul Cézanne da década de 1890, e mede apenas 47 por 57 centímetros.
Esta obra estava exposta no Museu de Orsay, em Paris, mas agora mudou-se para o Qatar.
A venda foi concretizada em 2011, mas só na semana passada os pormenores foram revelados pela 'Vanity Fair'. Esta pintura a óleo que mostra dois agricultores de Aix-en Provence a jogar cartas faz parte de uma série de cinco quadros, pintados entre 1890 e 1900, e que estão expostos em grandes museus, como o Musée d"Orsay em Paris e o Metropolitan Museum em Nova Iorque.
Este quadro pertencia ao milionário grego George Embiricos, que o terá vendido à família real do Qatar pouco antes de morrer.
O Qatar é um dos dos países mais ricos do mundo, devido ao petróleo, e é o terceiro país com mais milionários - logo a seguir a Singapura e à Suíça. Nos últimos anos, o Qatar tem vindo a adquirir várias obras de arte no mercado internacional com o objectivo de se tornar uma referência no mundo da arte.
O que é isto?. Alguém os enganou!!! Isto é marketing "manhoso" digo eu.... ao jogar com as criancinhas diz-se, se comeres a sopa toda tens um chupa. Ou o meu é melhor que o teu... és o maior!!!.
Sem comentários:
Enviar um comentário