Cameron Crowe Almost Famous, 2000.
Billy Crudup, Frances McDormand, Patrick Fugit, Kate Hudson, Jason Lee, Philip Seymour Hoffman, Anna Paquin, Fairuza Balk, Noah Taylor, Zooey Deschanel, Jimmy Fallon, Bijou Phillips, John Fedevich, Mark Kozelek .
Estamos em 1973 e William Miller/Cameron Crowe tem 15 anos. O rock manda no mundo pop. David Bowie é um mito. Lou Reed largou os Velvet Underground e começa a se aventurar a solo. Neil Young abandonou os Buffalo Springfield para se dedicar também na carreira a solo e brincar de superbanda com os amigos David Crosby (dono do melhor charro do universo rock da época), Stephen Stills e Graham Nash. Os Beatles acabaram, mas iniciaram carreiras a solo. Black Sabbath, The Who, Led Zeppelin, Pink Floyd lançando álbuns clássicos. Como se dizia,os deuses andavam pela Terra.
O garoto rascunhava textos sobre música e publicava num pequeno jornal de San Diego, até conhecer Lester Bangs.
Lester Bangs é só o mais genial que escreveu sobre música em todos os tempos. Editava a Cream Magazine e aparece como mentor do miudo. Duas palavras dele já exemplificam a sua personalidade: ao escrever sobre uma banda seja "honesto e impiedoso". Lester morreu infelizmente cedo, aos 33 anos em 1982 (ele fez uma arrepiante profecia “Como ser um crítico de rock”: “Você vai ser famoso e ter uma morte precoce aos 33″ - o texto foi feito em 1974). Morreu por excessos? Ironicamente morreu quando tentava se livrar deles. Teve overdose de medicação, morte acidental.
Patrick Fugit- actor William Miller,é um garoto que teve a vida transformada pelos álbuns de rock que sua irmã deixou quando foi embora de casa. (A cena em que Miller abre o pacote cheio de vinil e observa as capas dos discos com o mesmo encantamento de um menino que acaba de descobrir algo proibido é memorável).
Criado por uma mãe superprotectora e aficionado rock, o adolescente William Miller inicia a sua carreira no jornalismo musical quando recebe um convite da revista "Rolling Stone" para cobrir a primeira turné da banda Stillwater pelos Estados Unidos. Durante a viagem, sexo, drogas, rock'n'roll, amizade, família, profissão e uma paixão misturam-se.
Enquanto acompanha a turné e vai entrevistando os músicos do grupo, Miller tem que ligar para casa e avisar sua mãe, a professora Elaine Miller, interpretada por Frances McDormand, onde e como ele está. E ela nunca desliga sem o último conselho: "Fiqua longe das drogas".
“Almost Famous” é uma declaração de amor (tardia) embalada pelo melhor rock and roll. O director, que recebeu um Oscar pelo argumento, nunca escondeu que usou as suas experiências de vida para a história.
Cameron Crowe, toda vez que se prepara para começar um filme, envia para os seus actores uma cópia de “Pet Sounds”, dos Beach Boys, como se o disco fosse uma carta de apresentação/intenção.
Cameron Crowe trabalhou durante algum tempo como escritor e jornalista. Aos 15 anos, em San Diego, já assinava para revistas como a Penthouse e a Playboy, e no jornal Los Angeles Times. Aos 16 anos, ingressou na revista Rolling Stone, onde pôde explorar toda a sua paixão pela música. Escreveu artigos sobre a vida e a obra de personalidades do mundo da musica como David Bowie, Bob Dylan, Neil Young, Eric Clapton, Led Zepellin, Joni Mitchell e Crosby, Stills, Nashand Young, entre outros.
Em 1980, lança o primeiro livro, Fast Times at Ridgemont High, que tratava da vida do estudante de ensino médio nos Estados Unidos. O livro foi um sucesso de vendas e acabou adaptado para com o título de Picardias Estudantis (1982), com Sean Penn, Jennifer Jason Leigh, Forrest Whitaker, Nicolas Cage e Eric Stoltz.
A estreia na direcção veio em 1989, com Digam o que Quiserem, que marcou a carreira de John Cusack. Segui-se Singles-Vida de Solteiro (1992), com Bridget Fonda, Matt Dillon, Campbell Scott e Kyra Sedgwick. Todos foram importantes na trajectória do cineasta, mas a produção que colocaria o seu nome num lugar de destaque em Hollywood surgiu apenas em 1996.
Protagonizado por Tom Cruise, Renée Zellweger e Cuba Gooding Jr., o filme Jerry Maguire arrecadou mais de US$ 270 milhões em todo mundo e rendeu a Crowe a sua primeira indicação ao Oscar.
Casado com Nancy Wilson, do grupo de rock canadiano Heart, Cameron lançou outro livro em 1999. Trata-se de "Conversations With Wilder", uma série de entrevistas com o lendário cineasta Billy Wilder.
Sem comentários:
Enviar um comentário