A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
07/01/2012
ORSON WELLES
Órfão aos quinze anos, após a morte do seu pai (sua mãe morreu quando ainda tinha 9 anos), George Orson Welles começou a estudar pintura em 1931, primeira arte em que se envolveu. A paixão pelo teatro levou-o a criar a sua própria companhia em 1937.
Em 1938, Orson Welles produziu uma transmissão radiofónica intitulada A Guerra dos Mundos, uma adaptação da obra homónima de Herbert George Wells e que ficou famosa mundialmente por provocar pânico nos ouvintes, que imaginavam estar enfrentando uma invasão de extraterrestres. Um Exército que ninguém via, mas que, de acordo com a dramatização radiofónica, em tom jornalístico, acabara de desembarcar no nosso planeta. A fama do jovem Welles começava. Foi casado com a actriz Rita Hayworth e tiveram uma filha, Rebecca. O casal divorciou-se em 1948.
A sua estreia no cinema, em filmes de longa metragem, ocorreu em 1941 com Citizen Kane, "O Mundo a seus Pés", considerado pela crítica como um dos melhores filmes de todos os tempos e o mais importante dirigido por Welles.
Em 1962 realizou "The Trial", filme baseado na obra "O Processo" de Franz Kafka. Welles considerou este um dos seus mais gratificantes filmes realizados.
Orson Welles morreu de ataque cardíaco na sua casa em Hollywood, Califórnia em 10 de Outubro de 1985, aos 70 anos, e, segundo a lenda, teria feito o seguinte comentário sobre sua profissão antes de morrer: "Esse é o maior trem eléctrico que um menino já teve."
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário