O pano de fundo: Estamos acostumados á década de 60, 70 e 80, ser saqueada e, mais recentemente temos visto os anos 90 também a ser saqueados, não apenas para reedições, mas como uma fonte ou influência de R & B de hoje, grime e artistas pop.
Mas também tem havido, nos últimos tempos, uma série de bandas indie olhando para os anos 50 em busca de inspiração, ou pelo menos a um mítico pré-invasão britânica-EUA abrangendo qualquer momento entre o surgimento de Elvis em 1955 e a primeira aparição dos Beatles no Ed Sullivan Show, em 1964.
Nas suas músicas e imagens, ambos os grupos, o Inglês (Summer Camp) e os Americanos (Ténis) têm referenciado este período de inocência high-school-hop e sonho de romance adolescente.
Badlands - é um álbum que leva o nome do filme de Terrence Malick, de 1993, sobre um casal que percorre uma onda de assassinatos na década de 50.
Dirty Beaches lo-fi, post-rockabilly é o projecto de Alex Zhang Hungtai, um músico nascido em Taiwan, que desde cedo imigra para o Canadá, e fixa em Montreal. Ao ouvi-lo cantar imaginamos Elvis Presley nos anos 50, ou Roy Orbison, junto com o mosaico das palavras e sons, da sua musica, evoca o tipo de ambiente que nos faz pensar numa personagem - um selvagem, um menino perdido num filme de Jim Jarmusch, Suicide, Link Wray, David Lynch, Psychic TV, ou Cabaret-Voltaire de Red-Meca. Mais um dos albums do ano que foi eleito por inúmeras revistas, e sites.
Sem comentários:
Enviar um comentário